Um total de 400 famílias do Bairro de Chipangara, na Beira, na província de Sofala, receberam vales de compras oferecidos pela Karpowership, que perfazem 700.000,00 meticais, segundo um comunicado a que o Notícias Online teve hoje acesso.

Esta acção de solidariedade beneficiou um total de 2.500 pessoas que vivem naquele bairro, um dos mais carenciados e mais atingidos pelo ciclone Idai,que em Março devastou a região centro do país.

A acção foi formalizada na Universidade UniZambeze, através da entrega de cabazes alimentares e vales de compras a dez famílias com maiores dificuldades, as primeiras a receber esta ajuda da Karpowership.

A iniciativa beneficiou famílias carenciadas, podendo desde já utilizar os vales de compras recebidos para adquirirem bens alimentares e de primeira necessidade num espaço comercial localizado nos arredoresdo bairro.

A Karpowership é o único proprietário, operador e construtor da primeira frota Powership (estação eléctrica flutuante) em todo o mundo e desempenha um papel activo em investimentos de médio elongo prazos,contando com mais de 2500 funcionários a nível global. Actualmente, a empresa possui e opera 20 Powerships com capacidade instalada que excede 3100 MW e 5000 MW em construção ou em projecto. A empresaestá operacional na Indonésia, Líbano, Moçambique, Gana e Serra Leoa.

Comments

Desconhecidos assassinaram um padre católico na noite de domingo, na cidade da Beira. Trata-se de Landry Ibil Ikwel, de nacionalidade congolesa, que estava afecto à paróquia Sagrado Coração de Jesus, num acto que abalou a capital provincial de Sofala.

Informações prestadas ao “Notícias”, por fontes próximas, apontam que os malfeitores disferiram golpes no pescoço da vítima e ainda o obrigaram a ingerir produtos tóxicos não especificados.

As autoridades policiais lançaram-se no terreno para procurarem pistas dos autores do macabro acto. O porta-voz da corporação em Sofala, Daniel Macuácua, disse a jornalistas que a investigação está a decorrer. Segundo ele, a perícia que se fez na residência onde ocorreu o crime não encontrou evidências de ter ocorrido roubo.

Comments

 

A criminalidade e a inexistência de um posto de saúde continuam sendo as maiores preocupações da população do bairro do Ndunda, na cidade da Beira, segundo apurou o "Noticias" junto de alguns moradores daquela zona residencial. Leia mais.

Comments

O PRESIDENTE do Conselho Autárquico da Beira, Daviz Simango, convocou ontem a imprensa para anunciar que o órgão que dirige necessita de 888.447.517 milhões de dólares americanos para a reconstrução pós-"Idai".

Segundo o edil, o valor vai abarcar a recuperação das áreas de habitação e reassentamento, edifícios e instalações municipais, protecção costeira, drenagem, saneamento, estradas e outras áreas relevantes.

Falando no encontro do lançamento do Plano de Reconstrução e Resiliência da urbe, na qual participaram empresários, líderes tradicionais, religiosos e representantes das organizações da sociedade civil baseados na urbe, Daviz Simango afirmou que a autarquia não dispõe de recursos para a realização destas empreitadas.

Revelou aos participantes que estas necessidades já foram encaminhadas ao Conselho de Ministros e vai apresenta-los na conferência de doadores prevista para o fim deste mês, na cidade da Beira.

“Perante estas necessidades, apelamos ao Governo central e à comunidade internacional para que se concentrem nas necessidades das pessoas e das empresas, porque são vitais para a recuperação da cidade”, sublinhou.

Na sua alocução, o edil da Beira falou de cada área, com enfoque nas estratégias para fazer face às mudanças climáticas como vitais.

“O ciclone Idai atingiu a cidade da Beira na maré baixa, se tivesse chegado à Beira durante a maré alta, os níveis da água do mar teriam sido quase dois a cinco metros mais altos e a inundação da cidade a partir do mar teria sido pior”, explicou.

Quanto à drenagem, Simango referenciou como importante, porque durante as intempéries demonstrou ter funcionado sem qualquer sobressalto.

Falou do sistema de saneamento, gestão de resíduos sólidos, estradas e espaços públicos, habitação e assentamentos, edifícios e serviços municipais e extensões urbanas.

À margem do evento, o presidente da Associação Comercial da Beira (ACB), Jorge Fernandes, disse ao “Notícias” que as necessidades apresentadas pela edilidade espelham os grandes estragos causados pelo ciclone Idai.

A fonte disse aguardar com expectativa a conferência na qual poderão surgir possíveis parcerias para a reconstrução da urbe.

Comments

A LIGAÇÃO entre a Polícia e a comunidade no bairro da Munhava, na cidade da Beira, está a produzir resultados positivos, como a redução dos índices de criminalidade neste que é o bairro mais populoso da urbe. Leia mais.

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction