O Presidente da República, Filipe Nyusi, felicitou ontem o co-fundador da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e veterano da luta armada, Marcelino dos Santos, pelo seu nonagésimo aniversário, celebrado ontem, 20 de Maio.

Numa mensagem enviada à Redacção do “Notícias”, o Chefe do Estado exprime, em nome de todos os moçambicanos, palavras de louvor e de felicitação ao veterano, considerando-o uma personalidade incontornável na história de libertação de Moçambique.

“Queremos usar este momento singular para celebrar, com viva emoção, a vida e obra de um homem, mostrando, com muita sinceridade e solenidade, que bem merece o enorme impacto que o seu percurso representa para cada um de nó, e para a história desta nação que heroicamente se ergue com o seu inestimável contributo”, lê-se na mensagem.

Segundo o Presidente Nyusi, hoje, o país tem uma oportunidade ímpar para, a bom som, evocar a história deste homem, que, sem quaisquer reservas, deu tudo de si para construir esta nação que se chama Moçambique, cujo percurso se entrelaça com ele próprio.

“Camarada Marcelino, celebramos o teu aniversário com a sensação de que, depois destes 90 anos de uma vida de serviço e dedicação à causa nacional, qualquer palavra se torna insuficiente para os elogios que te são merecidos. A melhor retórica para o acompanhar nesta efeméride é, sem dúvida, o nosso abraço amigo, manifestando a fraternidade que as palavras omitem ou oprimem”.

O Estadista recordou ao aniversariante que o país com o qual sonhou junto de Mondlane e outros camaradas está a trilhar pelos caminhos da paz, desenvolvimento e prosperidade.

“As árvores que plantaste, os textos que escreveste, as lutas que travaste são, hoje, a razão da nossa força para continuarmos a lutar pela emancipação de um povo, cujo passado esteve sequestrado pelo colonialismo. Continuaremos na linha da frente para garantir que cada moçambicano viva os frutos da independência e desfrute do sonho de um Moçambique, onde todos partilhamos a nobreza da liberdade e o sabor do progresso”, diz ainda o Presidente da República.

Na mensagem, o mais alto magistrado da nação afirma que os camaradas que acompanharam Marcelino dos Santos na grande epopeia pela libertação desta pátria heróica, os seus filhos e outros milhões de moçambicanos juntam-se, hoje, à sua família para, de viva voz, felicitá-lo.

“Saudamos, a ti Kalungano, pelo teu aniversário, e à tua família que, ao longo deste percurso de vida, tem-no apoiado e amparado incondicionalmente. Parabéns por cada gota de suor e labor dedicado para que este povo, hoje, tivesse um lugar chamado nação. Hoje e sempre, Kalungano, nosso herói nacional, mereces muitas homenagens e carinho, deste povo, pelo qual lutaste e deste toda a tua inteligência e sempre mostraste prontidão”, refere ainda o Chefe do Estado.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction