As autoridades sanitárias em Cabo Delgado dizem ser falsas as informações postas a circular, dando conta que o sector não está a dar devida atenção à ocorrência de casos de febre tifóide, na cidade de Pemba, a capital provincial.

Entrevistado pela Rádio Moçambique, o médico-chefe provincial, Magide Sabune, não confirma o registo de casos da febre tifóide em Pemba, mas avança haver maior probabilidade de desenvolvimento da bactéria, que provoca a doença, em consequência do fraco saneamento do meio, depois da passagem do ciclone “Kenneth”, recentemente, em Cabo Delgado e na vizinha província de Nampula.
“Quero aqui descartar qualquer hipótese de óbito por causa de febre tifóide, na província de Cabo Delgado. E quero também descartar a possibilidade que diz que o Serviço Nacional de Saúde menospreza esta ssituação, porque este protocolo terapêutico até existe”, disse.
A febre tifoide é uma doença bacteriana aguda, causada pela Salmonella enterica sorotipo Typhi, estando directamente associada a baixos níveis socioeconómicos, principalmente em regiões com precárias condições de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental. Se não for tratada, adequadamente, esta pode matar.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction