Director: Júlio Manjate

FALECEU na madrugada de ontem em Lisboa, Portugal, aos 79 anos de idade, o antigo Primeiro-ministro da República de Moçambique Mário da Graça Machungo, vítima de doença.

São escassas as circunstâncias da morte, mas uma fonte familiar disse ao nosso jornal que há cerca de quatro anos que Mário Machungo se vinha debatendocom cancro, tendo desde logo iniciado o tratamento.

Nos últimos anos, e para evitar constantes deslocações entre Maputo e Lisboa, Mário Machungo havia-se fixado em Portugal de modo a facilitar o acesso a cuidados especializados.

A nossa fonte acrescentou ser ainda prematuro avançar outras informações sobre o sucedido, mas assegurou que tudo está a ser feito para que a transladação do corpo seja feita no mais breve espaço de tempo.

Um comunicado da Presidência da República recebido na nossa Redacção refere que oportunamente serão fornecidos detalhes  sobre o programa das exéquiasde Mário Machungo.

Nascido a 1 de Dezembro de 1940,em Xicuque, na província de Inhambane, Mário Machungo foi combatente da Luta de Libertação Nacional que conduziu à independência do paísem 1975.

Entre 1974 e 1975, Mário Machungo desempenhou as funções de Ministro da Coordenação Económica do Governo de Transição.

No pós-independência ocupou vários cargos ministeriais,destacando-se o de Primeiro-ministro da República de Moçambique, de 17 de Julho de 1986 a 16 de Dezembro de 1994.

De 1975 a 1976 foi Ministro da Indústria e Comércio; Ministro da Indústria e Energia de 1976 a 1978; Ministro da Agricultura de 1978 a 1980;e Ministro do Planeamento e Desenvolvimento de 1980 a 1986.

No seu percurso político, Machungo foi eleito em 1977 membro do Comité Central e do Bureau Político do Comité Central do Partido Frelimo. Entre 1983 e 1986, acumulou as funções de governador da província da Zambézia.

Em 1995 foi membro-fundador do Millenium BIM, do qual chegou a ser eleito Presidente do Conselho Consultivo.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction