Director: Júlio Manjate

A MINISTRA dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, manteve um encontro na sexta-feira com o corpo diplomático acreditado em Moçambique, via videoconferência, para reflectir sobre o estágio da Covid-19 no país.

Um comunicado recebido na Redacção do “Notícias” refere que, na ocasião, a governante informou os diplomatas sobre as medidas adoptadas pelo Governo para conter a propagação da doença.

Ainda de acordo com o documento, o corpo diplomático garantiu estar a trabalhar para identificar a melhor forma de prestar apoio ao país. No encontro foi também debatida a situação política e económica do país.

Hospitais cancelam consultas externas

OS hospitais do país cancelam, a partir de hoje, todas as consultas externas enquanto vigorarem as medidas de prevenção contra a Covid-19.

De acordo com a directora nacional adjunta para a área de Assistência Médica, Elénia Amado, citada pelo semanário “domingo”, trata-se de consultas de estomatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e outras que colocam os doentes em situação de de risco de contaminação, dado o aglomerado que tem caracterizado o ambiente das mesmas.

A fonte explicou que apenas situações de emergência medica serão atendidas. 

Comments

A empresa mineira australiana Syrah vai suspender, temporariamente, desde ontem (28), as actividades da mina de grafite de Balama, emCabo Delgado, devido à pandemia da Covid-19, anunciou a empresa em comunicado citado pela Lusa.

No documento, a mineradora refere que a combinação de restrições às viagens internacionais e domésticas limitam a mobilidade de uma parte significativa da força de trabalho de Balama e, por isso, a empresa decidiu suspender temporariamente a produção.

No início da semana, a Syrah tinha já anunciado a paralisação de uma fábrica nos Estados Unidos, que usa minério de Moçambique, devido às restrições impostas pela pandemia no país.

Recomendado uso de plataformas electrónicas para Ensino Superior

O Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional emitiu uma exortação aos estudantes das instituições de Ensino Superior a apostar nas plataformas on-line como, por exemplo, o Moodle, Google Aulas, Skype, Colibri e Watsapp.

A decisão visa assegurar o decurso das actividades lectivas, sendo que se reserva às duas primeiras semanas, desde 25 de Março, para a indução ao uso destas ferramentas, em articulação com o Centro de Ensino à Distância.

O uso de outras plataformas que não impliquem uma indução pode ser iniciado imediatamente ou logo que possível. Um comunicado enviado pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) refere que cabe aos directores-adjuntos para a Graduação e Pós-graduação, em coordenação com os directores dos cursos de cada unidade académica, coordenar, sistematizar e monitorar a identificação e implementação das plataformas de ensino, tendo em conta as especificidades de cada curso, programa ou disciplina.

O documento refere ainda que as defesas de dissertações e teses já marcadas poderão, excepcionalmente, ser realizadas desde que se observem os parâmetros de segurança contra a Covid-19 e os requisitos previstos no plano de acção e prevenção da UEM. As mesmas poderão ter lugar com a presença somente do oponente, supervisor, estudante e alguns docentes.

Comments

Vasco Lavo Pedro Mambo e Manuel Guilherme Júnior foram ontem designados, em despachos presidenciais separados, membros do Conselho Superior da Magistratura Administrativa.

O acto insere-se nas competências do Presidente da República, Filipe Nyusi, conferidas por lei.   

Nyusi apela ao engajamento na luta contra tuberculose

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, apela aos moçambicanos a pautar pela prevenção da tuberculose, uma doença do fórum respiratório que ceifa a vida de mais de um milhão e quinhentas pessoas, a nível global, todos os anos.

Numa mensagem recebida na nossa Redacção por ocasião da efeméride assinalada ontem, em todo o mundo, Nyusi lembra que embora o COVID-19 esteja a atrair a atenção de todos há que haver uma atenção em relação a esta doença.

Ao mesmo tempo, fez menção aos progressos que o país vem assinalando na luta contra a tuberculose, sendo que, com a mesma motivação, toda a nação deve unir sinergias para enfrentar o COVID-19.

“O lema do Dia Mundial Contra a Tuberculose, para este ano, enfatiza-nos sobre o impacto desta doença na vida socioeconómica, de modo a respondermos, cabalmente, aos compromissos que assumimos. Por isso dizemos todos, “ É tempo de Juntos Acabarmos com a Tuberculose”, lê-se na mensagem do PR.

Dom Dinis Sengulane apela para o redobrar das medidas de prevenção

O Bispo Emérito da Igreja Anglicana, Dom Dinis Sengulane, apela às famílias moçambicanas a ficarem mais unidas umas com as outras e com Deus, nos esforços de prevenção ao COVID-19.

Salienta que a família deve garantir que cada criança passe aquele tempo que devia estar na escola na preparação para a sua educação. “A criança não deve ir para a rua, nem visitar amigos, nem deixar que os amigos os venham visitar, cada um deve estar na sua casa”, disseSengulane. (RM)

Comments

A PRIMEIRA-DAMA reiterou ontem o apelo para o reforço das medidas  preventivasda pandemia do coronavírus nas comunidades, destacando que com a perseverança,que é característica peculiar dos moçambicanos,será possível debelar a transmissão activa do vírus de cidadão para cidadão e, assim, num futuro próximo, reverter-se o cenário a nível global. Num comunicado recebido na nossa Redacção, a esposa do Presidente da República explica que, nesta batalha, a prevenção é a melhor forma de combate até agora encontrada. “Vamos todos cumprir escrupulosamente as recomendações decretadas pelo Ministério da Saúde e outras entidades credenciadas para este efeito”, lê se no documento. 

Hoje é Dia Mundial de Luta contra Tuberculose

ASSINALA-SE hoje, à escala mundial, o dia dedicado à luta contra a tuberculose. Em Moçambique,a efeméride acontece numa altura em que aumenta o número de casos diagnosticados, graças ao investimento feito na área laboratorial. Em 2019, o país diagnosticou e iniciou o tratamento em 97 mil pessoas de tuberculose, num universo de cerca de 300 mil testados para a doença, com recurso a novas tecnologias introduzidas no diagnóstico. A Organização Mundial da Saúde(OMS) estima que Moçambique tem cerca de 162 mil casos de tuberculose,mas há cerca de cinco anos o sector da Saúde encontrava apenas 30 por cento deste número. Actualmente, precisamente até finais de 2019, os casos encontrados situavam-se nos 60 por cento.

OTM cancela celebração do Dia Internacional do Trabalhador

A ORGANIZAÇÃO dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS) anunciou o cancelamento da celebração do 1.° de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, como forma de evitar infecções pelo Covid-19 no país. Em comunicado enviado ontem à Redação do “Notícias”, a OTM exorta todos os trabalhadores e empresas a cumprirem rigorosamente as medidas de prevenção individuais e colectivas anunciadas pelas autoridades competentes. No documento, a agremiação refere que nenhum funcionário deve ser expulso ou ver os seus direitos beliscados por estar infectado ou impossibilitado de se fazer ao seu local de trabalho por causa da pandemia.

Comments

A CONFERÊNCIA Episcopal de Moçambique (CEM) anunciou no sábado a suspensão de todas as actividades da Igreja Católica no país, a partir de hoje e durante 30 dias, como forma de prevenir infecções pelo novo coronavírus (Covid-19).

Em comunicado, citado pela Lusa, a CEM suspende também, pelo mesmo período, a aglomeração de pessoas para celebração de funerais, admitindo apenas o apoio logístico para a realização das exéquias.

CFM cancela rotas de longo curso

A EMPRESA Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) cancela, a partir de hoje, todos os comboios de transporte de passageiros de longo curso, nas rotas de Ressano Garcia, Goba e Chicualacuala, nas províncias de Maputo e Gaza, e Moatize e Marromeu, em Tete e Sofala, respectivamente, como uma das medidas de prevenção do Covid-19.

Uma nota da empresa refere que, nesta fase, irá operar os comboios com  destino a Matola Gare, Moamba, Boane (CFM-Sul) e Dondo (CFM-Centro), com uma lotação máxima de 50 passageiros por carruagem. Para o efeito, indica o comunicado, irá aumentar o número de carruagens e, caso a demanda justifique, também o número de carreiras em cada rota. 

Comments

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction