Director: Júlio Manjate

SÃO conhecidos hoje, em Maputo, os vencedores da 1.ª edição do “Prémio Anual de Jornalismo sobre o Mar”, promovido pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas. Trata-se de uma iniciativa dividida em três categorias, designadamente Imprensa, Rádio e Televisão, e que visa incentivar a investigação, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas veiculadas na imprensa nacional. O acto será dirigido pelo Ministro Agostinho Mondlane, que, ainda hoje, presidirá à 3.ª Reunião Nacional entre o Governo e as organizações da sociedade civil que actuam na área do mar.

José Pacheco num encontro de diplomatas na Tanzania

O MINISTRO dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco participa hoje e amanhã em Dar-Es-Salaam, na Tanzania, na 18.ª Consulta Informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros Africanos e Nórdicos. No encontro, que será dirigido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Tanzania, Palamagamba J.AM Kabuti, os chefes da diplomacia africana e nórdica vão debruçar-se sobre o desafio das mudanças climáticas e objectivos do desenvolvimento sustentável;  a promoção da paz e segurança; e a promoção da cooperação no comércio, investimento e a prestação  de serviços  para o desenvolvimento sustentável.

Em Dar-Es-Salaam, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação vai manter encontros bilaterais com os homólogos de Tanzania, Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia.

Discute-se transporte eléctrico no país

A PROMOÇÃO da mobilidade eléctrica em Moçambique é tema de discussão hoje na capital do país, Maputo. Com efeito, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) organizam o seminário com o objectivo de identificar os desafios, barreiras e oportunidades para a introdução do transporte eléctrico e desenhar os modelos e cenários  de um sistema de mobilidade eléctrica. O debate decorre numa altura em que o uso do transporte eléctrico é visto como alternativa aos meios de transportes tradicional.

UP e UNITIVA assinam acordo de cooperação

A UNIVERSIDADE Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) e a Universidade WUTIVI (UniTiva) firmam hoje um acordo de cooperação no domínio de, investigação, pesquisa e extensão. O mesmo tem por objecto estabelecer os termos e condições para desenvolvimento de actividades de colaboração institucional e intercâmbio de conhecimentos técnicos e profissionais. Criar uma interacção com as comunidades das duas universidades no contexto de ensino, pesquisa, extensão e mobilidade de docentes, para além de facilitar o co-ensino de aulas de graduação e pós-graduação por docentes doutorados, e utilização conjunta de laboratórios para pesquisa e práticas educacionais, são outros objectivos que este acordo visa estabelecer.

Pesquisadores debatem mudanças climáticas

PESQUISADORES nacionais e internacionais discutem hoje e amanhã, as consequências das mudanças climáticas, num ambiente pós-Idai e Kenneth, ciclones que devastaram o país no princípio do ano. O evento surge após a ocorrência dos ciclones, que levantaram o debate sobre a possível ligação entre a ocorrência e intensidade dos fenómenos vividos e a questão das mudanças climáticas no mundo e em particular a vulnerabilidade de Moçambique e região. O seminário vai trazer as experiências internacionais e nacionais ligadas à abordagem técnico-científica das mudanças climáticas por se tratar de um desafio global.

Conferência sobre saúde reprodutiva

SOB o lema “Optimizando as Contribuições da Força de Trabalho de Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal, Infantil, da Criança e do Adolescente e Nutrição (SRMNIA-N) em Moçambique Rumo à Cobertura Universal de Saúde e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis”, decorre hoje a VIII Conferência Anual do Observatório de Recursos Humanos para a Saúde de Moçambique (ORHS). A conferência é realizada com o objectivo de partilhar evidências e mapear o estado da força de trabalho nesta área em Moçambique, em 2018.

Comments

A Primeira-Dama, Isaura Nyusi, concede na tarde de amanhã, no seu Gabinete de trabalho, uma audiência de cortesia à Princesa Dina Mired, do Reino da Jordânia, indica um comunicado de imprensa da Presidência da República, que o Notícias Online teve acesso.

 

Comments

A ORGANIZAÇÃO Continuadores de Moçambique celebra hoje, 25 de Outubro, 34 anos da sua criação, com as cerimónias centrais a realizarem-se no distrito de Marracuene, província de Maputo.

Um comunicado da organização enviado ao “notícias” indica que as cerimónias poderão contar com a presença da Primeira-dama, Isaura Nyusi, na qualidade de presidente da “Continuadores”. 

O mesmo documento refere que a celebração dos 34 anos desta agremiação infantil decorre sob o lema “Investindo na criança, o futuro do país”.

Comments

O Ministério da Defesa Nacional e as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) contam com mais quadros e oficias superiores a serem graduados hoje pelo Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente General Armando Emílio Guebuza” (ISEDEF), no município da Matola.

Na cerimónia, a ser presidida pelo vice-ministro da Defesa Nacional, Patrício José, serão graduados oficiais dos Cursos Militares de Altos Comandos e de Adequação de Quadros e civis de nível de Mestrados.

Uma nota do ISEDEF recebida no “notícias” indica que este acto concretiza a missão desta instituição do ensino superior militar, que é assegurar a formação contínua dos oficiais do quadro permanente e promoção do desenvolvimento das FADM nos planos científico, doutrinário e técnico-militar.

Comments

A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, concede tolerância de ponto para hoje, 15 de Outubro, a todos os trabalhadores e funcionários públicos a nível nacional, por ocasião da votação em eleições gerais, para as Assembleias Provinciais, ao abrigo da alínea a), do número 1 do artigo 5 do regulamento das tolerâncias de ponto, aprovado pelo Decreto número 7/2015, de 3 de Junho. Segundo um comunicado de imprensa enviado à nossa redacção, para as actividades cuja natureza não permite interrupção no interesse público, apela-se à rotatividade dos funcionários e trabalhadores para garantir que todos exerçam o seu direito cívico de votar.

Comments

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction