Imprimir
Categoria: Breves
Visualizações: 3432

SÃO conhecidos hoje, em Maputo, os vencedores da 1.ª edição do “Prémio Anual de Jornalismo sobre o Mar”, promovido pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas. Trata-se de uma iniciativa dividida em três categorias, designadamente Imprensa, Rádio e Televisão, e que visa incentivar a investigação, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas veiculadas na imprensa nacional. O acto será dirigido pelo Ministro Agostinho Mondlane, que, ainda hoje, presidirá à 3.ª Reunião Nacional entre o Governo e as organizações da sociedade civil que actuam na área do mar.

José Pacheco num encontro de diplomatas na Tanzania

O MINISTRO dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco participa hoje e amanhã em Dar-Es-Salaam, na Tanzania, na 18.ª Consulta Informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros Africanos e Nórdicos. No encontro, que será dirigido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Tanzania, Palamagamba J.AM Kabuti, os chefes da diplomacia africana e nórdica vão debruçar-se sobre o desafio das mudanças climáticas e objectivos do desenvolvimento sustentável;  a promoção da paz e segurança; e a promoção da cooperação no comércio, investimento e a prestação  de serviços  para o desenvolvimento sustentável.

Em Dar-Es-Salaam, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação vai manter encontros bilaterais com os homólogos de Tanzania, Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia.

Discute-se transporte eléctrico no país

A PROMOÇÃO da mobilidade eléctrica em Moçambique é tema de discussão hoje na capital do país, Maputo. Com efeito, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) organizam o seminário com o objectivo de identificar os desafios, barreiras e oportunidades para a introdução do transporte eléctrico e desenhar os modelos e cenários  de um sistema de mobilidade eléctrica. O debate decorre numa altura em que o uso do transporte eléctrico é visto como alternativa aos meios de transportes tradicional.

UP e UNITIVA assinam acordo de cooperação

A UNIVERSIDADE Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) e a Universidade WUTIVI (UniTiva) firmam hoje um acordo de cooperação no domínio de, investigação, pesquisa e extensão. O mesmo tem por objecto estabelecer os termos e condições para desenvolvimento de actividades de colaboração institucional e intercâmbio de conhecimentos técnicos e profissionais. Criar uma interacção com as comunidades das duas universidades no contexto de ensino, pesquisa, extensão e mobilidade de docentes, para além de facilitar o co-ensino de aulas de graduação e pós-graduação por docentes doutorados, e utilização conjunta de laboratórios para pesquisa e práticas educacionais, são outros objectivos que este acordo visa estabelecer.

Pesquisadores debatem mudanças climáticas

PESQUISADORES nacionais e internacionais discutem hoje e amanhã, as consequências das mudanças climáticas, num ambiente pós-Idai e Kenneth, ciclones que devastaram o país no princípio do ano. O evento surge após a ocorrência dos ciclones, que levantaram o debate sobre a possível ligação entre a ocorrência e intensidade dos fenómenos vividos e a questão das mudanças climáticas no mundo e em particular a vulnerabilidade de Moçambique e região. O seminário vai trazer as experiências internacionais e nacionais ligadas à abordagem técnico-científica das mudanças climáticas por se tratar de um desafio global.

Conferência sobre saúde reprodutiva

SOB o lema “Optimizando as Contribuições da Força de Trabalho de Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal, Infantil, da Criança e do Adolescente e Nutrição (SRMNIA-N) em Moçambique Rumo à Cobertura Universal de Saúde e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis”, decorre hoje a VIII Conferência Anual do Observatório de Recursos Humanos para a Saúde de Moçambique (ORHS). A conferência é realizada com o objectivo de partilhar evidências e mapear o estado da força de trabalho nesta área em Moçambique, em 2018.