Director: Lázaro Manhiça

UM total de 1591 quilogramas de caranguejo vivo foi apreendido pelas autoridades de fiscalização das Pescas ao longo da costa marítima da cidade da Beira,devido à violação do período de defeso que entrou em vigor no dia 15 de Outubro e terminou no dia 31 de Dezembro do ano passado.

Esta informação foi dada a conhecer esta segunda-feira pelo chefe do departamento provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas, Carlos Sendela, numa conferência de imprensa acrescentando que o produto foi posteriormente devolvido ao seu habitat.

Sendela revelou ainda que a apreensão resultou de um trabalho desencadeado por uma equipa multissectorial que durante o período de veda levou a cabo uma campanha de fiscalização nos locais de captura.

Além da apreensão desta espécie, pelo menos duas embarcações que se dedicavam ao carregamento ilegal do caranguejo foram igualmente apreendidas sendo que uma delas foi devolvida ao proprietário depois de lhe ser aplicada uma multa de 200 mil meticais. A segunda cujo dono não se apresentou reverterá a favor do Estado.

Entretanto, em igual período, e na sequência destas contravenções o sector registou igualmente a detenção de dois indivíduos envolvidos nessa actividade ilícita entretanto já devolvidos à liberdade depois de pagarem as respectivas multas.

Sendela fez questão de recordar que o período de defeso destina-se a prevenir e a proteger as fêmeas para a desova de modo que criem e tenham uma maior reprodução.

Ressalvou, entretanto, que o facto de o período de defeso ter terminado não significa que a pesca desta espécie possa ser feita de forma desordenada.

Nestes termos, o sector vai fiscalizar os tamanhos capturados pelos pescadores sendo que aquele que for encontrado com caranguejos pequenos, ou que ainda não estejam na fase de desenvolvimento será sancionado.

O chefe do departamento do Mar, Águas Interiores e Pescas em Sofala apontou também que a perspectiva do sector durante o ano de 2021 é continuar a monitorar o crescimento do caranguejo e a sua multiplicação para que seja explorado de forma sustentável e ordenada.

De acordo com Sendela o sector constatou durante o ano passado que muitos pescadores artesanais capturavam caranguejo pequeno daíque a intenção do sector seja garantir que a espécie volte ao seu crescimento normal.

Entretanto, no ano passado,o sector tinha um plano de capturar 122 toneladas de caranguejo, enquanto para 2021 a meta é de 160 toneladas. Leia mais

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction