Imprimir
Categoria: Beira
Visualizações: 1959

O Hospital Central da Beira (HCB) acaba de reactivar os exames das doenças de fórum craniano e cerebral na base de imagens através do aparelho denominado Tomografia Axial Computarizada (TAC) instalado nos serviços de imagiologia.

Com capacidade de examinar entre 15 e 20 doentes por dia, a aquisição do aparelho  resulta de uma parceria com uma organização humanitária internacional que actua nesta componente.

Tal acontece aproximadamente um ano depois da avaria de equipamento então disponível sendo que os exames de Serviços de Imagiologia naquele hospital eram limitados ao aparelho de “Raio-X” para visualizar patologias internas exclusivamente do esqueleto.

De acordo com a directora clínica daquela unidade sanitária, Ana Tambo, espera-se assim que as vítimas dos acidentes de viação, por exemplo, que venham a padecer de traumas do cérebro e crânio cefálico, beneficiem de um melhor atendimento.

O referido equipamento também vai permitir detectar tumores localizados em qualquer parte do organismo humano.

Por outro lado, o bloco de Imagiologia do HCB acaba de beneficiar, numa primeira fase, de obras de reabilitação pós-ciclone Idai que, em Março deste ano teve como o  epicentro aquela cidade.