Director: Lazaro Manhiça

AS ESCOLAS foram das primeiras instituições a fechar as portas em nome da prevenção da Covid-19, pandemia que privou milhões de alunos, no país e no mundo, do direito à educação. O estado de emergência, prorrogado pela terceira vez, impõe sacrifícios e restrições, a fim de se preservar um bem ainda maior: o direito à vida. Leia mais

Comments

DOIS adolescentes de 18 e 20 anos de idade estão detidos, desde sábado, na 9.ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), no bairro de Tsalala, município da Matola, indiciados de furto de bens em três residências.

Entre os bens roubados, destacam-se televisor plasma, computadores portáteis, telemóveis e botija de gás.

Os indiciados são confessos e afirmam que pretendiam vender os electrodomésticos para alimentar o vício em drogas.

Para lograr os seus intentos, o grupo controlava os passos dos proprietários das residências. Quando estes se ausentavam, os acusados introduziam-se nas casas e retiravam os bens.

Segundo as autoridades, a detenção dos adolescentes foi possível mercê da investigação policial.

“Apelamos 0pppaaq comunidade a manter-se vigilante e a denunciar os casos criminais, logo a após a sua ocorrência”, instou a porta-voz da PRM, na província de Maputo, Carmínia Leite.

Comments

Transportadoresde passageiros na cidade de Maputo alegam não ter condições para garantir a higienização dos autocarros e dos passageiros, medidas exigidas no quadro do combate ao novo coronavírus em Moçambique. Contactado pelo “Notícias”, o presidente da Cooperativa dos Transportadores do Corredor I, que congrega operadores das linhas que ligam o terminal do Zimpeto aos do Museu e Baixa, na capital do país, afirma que os associados não investem no material de protecção “porque o negócio não está a render”. Leia mais

Comments

UTENTES e vendedores do Mercado Municipal do Xipamanine, na cidade de Maputo, continuam a ignorar as medidas de prevenção da Covid-19, com destaque para o distanciamento de pelo menos um metro e meio e a utilização de máscara de protecção facial. O “Notícias” constatou que nalguns sectores, como o de venda de legumes e mariscos, os vendedores continuam próximos uns dos outros. Leia mais

 

Comments
DEZENAS de vendedores de hortícolas, que exerciam a actividade comercial em locais impróprios, estão a expor os seus produtos nos corredores do mercado municipal da Polana- Caniço, popularmente conhecido por “Mucoreanoˮ, na cidade de Maputo, onde mais de 140 bancas encontram-se, completamente, ocupadas.
Trata-se dum cenário incomum, neste mercado, comparativamente há semanas, em que pouco mais de 10 vendedores exerciam a actividade no local.
Segundo apurámos, o processo de ocupação de bancas iniciou na sexta-feira, após os vendedores terem sido sensibilizados pela edilidade a se retirarem dos passeios e outros locais impróprios para a actividade comercial.
Florentina Alfredo, vendedora de cebola e tomate, contou que vende no “Mucoreanoˮ há menos de uma semana, mas quer continuar no local por muito tempo.
“Eu vendia o meu produto à porta de casa, mas fiquei sensibilizada com os apelos das autoridades sobre os riscos de trabalhar em locais impróprios. Por isso, requeri uma banca. As vendas tem sido fracas, mas este é o melhor sítio para os vendedoresˮ, disse.
Apesar do aumento de vendedores no “Mucoreanoˮ, as medidas de prevenção do novo coronavírus, como uso da máscara de protecção facial, lavagem das mãos e o distanciamento de pelo menos um metro e meio, têm sido observadas. 
Uma fonte do município de Maputo indicou que foram disponibilizados baldes com água e sabão, nos acessos ao mercado, para a higienização das mãos. Ademais, os vendedores e clientes só acedem ao local, devidamente mascarados.
Lamentou o facto de alguns pais e/ou encarregados continuarem a mandar as crianças ao mercado, sem máscara de protecção facial.
Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction