Director: Júlio Manjate

CENTO e vinte vendedores informais da baixa começaram a ocupar, desde o início desta semana, bancas em diferentes mercados municipais da cidade de Maputo.

A título de exemplo o mercado Janete, localizado no bairro de Malhangalene, na cidade capital, acolheu 66 vendedores informais retirados, recentemente, dos passeios da zon Baixa da cidade. 

A maioria vende produtos alimentares, uma vez que os de roupa usada reclamaram o facto de que as bancas não são adequadas para o desenvolvimento deste tipo de negócios.

O facto ocorre após sucessivas campanhas de sensibilização realizada pelo Conselho Municipal de Maputo (CMM), numa operação que culminou com libertação dos passeios.

Antonieta Julião, vendedora há quatro anos, reconhece que as bermas das estradas não são locais apropriados para a prática de negócio, por isso decidiu abandonar os passeios, estando no momento a desenvolver a sua actividade no mercado Janete.

Contudo, a fonte reclamou a falta de clientela, mais garante que irá continuar no mercado pelo facto de dispor de melhores condições como cobertura, sanitários, água, entre outras. 

Bernadete Conceição, administradora do mercado Janete, referiu que o local dispõe  de mais de100 bancas para os informais. 

"Esperamos receber, nos próximos dias, mais vendedores, porque alguns deles estão ainda no processo de recuperação do seus produtos para reiniciar a actividade", disse.

Segundo Emídio João, director de mercados e feiras no município de Maputo, estes resultados são satisfatório, apesar de, ocasionalmente, alguns tentarem retornaram ao local.

Sublinhou que a edilidade esta equacionar estratégias visando acautelar atitudes de alguns vendedores, sobretudo ambulantes, que se fazem a via pública no período nocturno, altura em as equipes de polícia já não estão no terreno.

Comments

UMA cidadã de 49 anos de idade encontra-se sob custódia policial, desde a manhã de hoje, na 9ª. Esquadra, no bairro Tsalala, indiciada de agredir, gravemente, o marido.

A indiciada que responde pelo nome de A. Jossias Cumbane que usou a sua força para puxar os órgãos genitais do marido, apôs um desentendimento entre o casal.

A vítima, de 70 anos de idade, contraiu ferimentos graves, tendo sido socorrido para o Hospital Provincial da Matola onde recebe cuidados médicos.

A neutralização da cidadã foi possível mercê da denúncia da vítima. 

A polícia reportou, igualmente, a detenção de Domingos J. e M. Fulano, de 45 e 22 anos de idade respectivamente, na 2ª Esquadra, no bairro Matola 700, indiciados de venda de drogas.

Carmínia Leite, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Maputo, indicou que os acusados foram neutralizados nas suas residências situadas nos bairros Mucupe e Matola “F”, respectivamente. 

Na sua posse a corporação apreendeu 2.741 gramas de cannabis sativa, vulgo suruma.

Acrescentou que a detenção dos mesmos ocorreu graças a operação de investigação feito pela polícia, no âmbito do combate das bocas de fumo a nível da província de Maputo.

Comments

Os operadores de transporte semi-colectivo de passageiros de 15 lugares, das rotas Costa do Sol - Baixa e Costa do Sol - Zimpeto, paralisaram as suas actividades, na manhã de hoje, contestando  a orientação de transportar três pessoas por cada banco, ao invés de quatro, como prevenção da contaminação pela Covid-19.

Segundo os operadores, a lotação imposta prejudica as suas receitas, uma vez que não compensa os gastos diários com o combustível e a manutenção dos veículos.

Várias pessoas que dependem do semi-colectivo de passageiros para chegar aos seus postos de trabalho permaneceram longos períodos nas filas a espera de um consenso entre os transportadores e a Polícia Municipal de Maputo (PMM), que ordena o desembarque de passageiros a mais nas viaturas. A situação viria a acalmar mais tarde.

Arsénia Miambo, da PMM, disse que as autoridades não pretendem lesar os transportadores, mais garantir que os utentes do serviço não corram o risco de contágio pela Covid-19.

“Os operadores devem observar a lotação dos transportes como uma medida de segurança pública. Sabemos que os meios são escassos, mas devemos valorizar a saúde que os lucros”, apontou.

Comments

Os principais supermercados da cidade da cidade de Maputo acabam de reduzir de um mês para uma semana o período de reposição de produtos alimentares e de higiene.

Esta medida visa responder à grande procura de produtos, em resultado da pandemia do novo coronavírus.

Trata-se dos supermercados Maputo Fresh Super Marketing, Terra Mar, Recheio Cash Cary, Maeva, Shoprite e Premier Super Spar que, na sexta-feira, receberam uma visita de uma equipa do Ministério da Indústria e Comércio, com o objectivo de fazer a monitoria da implementação das medidas tomadas pelo Governo para mitigar os efeitos do COVID-19.

Falando a jornalistas, o director da Indústria e Comércio da cidade de Maputo, Sidónio dos Santos disse que nos supermercados por si visitados “existe uma quantidade suficiente de produtos alimentares para os próximos três meses e que nalgumas lojas há reservas de bens para um período de cerca de seis meses.

 

Comments

O Hospital Central de Maputo (HCM) iniciou ontem com a sua desinfecção com base em álcool e gel, no âmbito da prevenção da contaminaçao pelo Covid-19.

A actividade foi realizada por jovens voluntários, com o apoio da empresa LIN Limpezas.

Os voluntários limparam as áreas, onde há maior concentração de pessoas, como sala de espera para as consultas.

O director-geral da LIN Limpezas, Lineu Candeeiro, disse que a desinfecção do HCM, será feito em dias alternados, ao invés de duas vezes por dias, como recomenda a Organização Mundial da Saúde, devido a limitação de recursos.

Neste contexto, Candeeiro apelou a todas as entidades a apoiaram a causa, disponibilizando produtos de limpeza como álcool, gel, javel, luvas, máscaras para a continuidade do trabalho.

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction