Director: Júlio Manjate

Arrancou ontem a montagem do separador central das faixas de rodagem no troço da Estrada Nacional número Quatro (EN4) entre o cruzamento da Shoprite da Matola até à zona da Maquinag, na cidade de Maputo, cujas obras deverão durar cinco meses.

Trata-se de uma estrutura de lancis e betão armado, de meio metro de largura e 25 centímetros de altura, com a finalidade de evitar que os automobilistas invadam as faixas de rodagem contrárias.

A estrutura devia ter sido colocada durante a reabilitação e ampliação do troço, concluída no ano passado, mas o modelo estava ainda em discussão entre a Trans African Concessions (TRAC), concessionária da via, e a Administração Nacional de Estradas (ANE).

Embora as obras tenham sido levadas a cabo até à Praça 16 de Junho, na cidade de Maputo, o separador só será montado do cruzamento da Shoprite da Matola até à zona da Maquinag, de acordo com o director do Centro de Manutenção de Maputo na TRAC.

Fenias Mazive justificou que a largura da estrada entre a zona da Maquing e a Praça 16 de Junho não permite acomodar a barreira.

Explicou que com a ampliação de duas para três faixas em cada sentido no troço que passa pela zona do Hospital Geral José Macamo não há mais espaço de manobra para acomodar o separador.

A fonte disse ainda que entre o cruzamento da Shoprite e da CMC a separação entre as faixas vai incluir uma rede que impossibilita a travessia de peões.

A decisão prende-se com o facto de na área se assistir a um fraco uso das pontes pedonais, contrariamente as outras zonas da rodovia.

Durante as obras, o tráfego estará condicionado, uma vez que a largura da estrada vai reduzir para praticamente duas faixas e meia em cada sentido.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction