Director: Lazaro Manhiça

A rua de São Paulo, com uma extensão de pouco mais de um quilómetro, no bairro 25 de Junho “B”, distrito municipal KaMubukwana, na cidade de Maputo, vai beneficiar de pavimentação e construção do respectivo sistema de drenagem.

A via, uma das principais do bairro, vem sofrendo os efeitos da erosão, dificultando o acesso a alguns serviços, como de identificação civil e outros localizados ao longo ou próximos da avenida de Moçambique.

As obras a executar na rua de São Paulo vão permitir, não só, o escoamento das águas pluviais para a baixa do rio Mulaúze, como também minimizar os efeitos das inundações que sempre ocorrem na época chuvosa, incluindo a eclosão de doenças de origem hídrica.

Para o efeito, o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), Eneas Comiche, procedeu, hoje, ao lançamento da primeira pedra que vai dar lugar ao arranque das obras daquela importante via no distrito KaMubukwana, cuja duração é de cinco meses, com um custo de pouco mais de 24 milhões de meticais para os cofres do CMCM.

Na ocasião, o edil apontou que a obra vai facilitar a comunicação entre os bairros de KaMubukwana, pois “vai garantir a interligação entre os bairros 25 de Junho “B” e Bagamoyo, através da Rua do Bagamoyo e a Rua da Paz, recentemente reabilitadas”, acreditando por isso  que a melhoria da infra-estrutura vai valorizar os dois  bairros e permitir maior circulação  e segurança aos respectivos residentes.

“Vamos reabilitar, igualmente, os passeios, cuja inexistência dificulta a mobilidade de peões, pois os automobilistas circulam nas bermas da estrada para esquivar das poças de água, propiciando acidentes de viação. Esperamos que com a via pavimentada se reduza o tempo de viagem, garantindo conforto e segurança aos automobilistas e peões, bem como minimizar os gastos com a manutenção das viaturas”, disse, prometendo reabilitar várias vias de acesso e valas de drenagem no KaMubukwana ao longo deste e próximos anos.

Os residentes, presentes na ocasião, aplaudiram o arranque das obras e esperam por dias melhores nos próximos tempos.

“Esperamos que a mobilidade melhore no nosso bairro, pois sempre que chove a rua fica alagada, principalmente na zona da Direcção de Identificação Civil, impossibilitando os munícipes de tratar o Bilhete de Identidade”, disse Félix Marraneje.

Por sua vez, Atália Fernando, residente no bairro há 30 anos, acredita que com a construção de valas de drenagem vai se minimizar a concentração de água nas residências durante o tempo chuvoso.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction