Imprimir
Categoria: Desporto Internacional
Visualizações: 2438

A SELECÇÃO Nacional de futebol de sub-20 qualificou-se às meias-finais do Torneio COSAFA, ao empatar, ontem, em Port Elizabeth, com a anfitriã África do Sul sem abertura de contagem, na derradeira jornada (terceira) da fase de grupos.

Com esta vitória, os “Mambinhas” deverão decidir a transição para a final com Angola, na sexta-feira, no Wolfson Stadium. Caso chegue à final, o combinado nacional apura-se automaticamente para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) da categoria, que se realiza próximo ano, na Mauritânia.

Os “Mambinhas” destacaram-se no Grupo A, terminando a disputa desta fase com sete pontos, portanto sem derrota. Venceram, na estreia, o Lesoto (1-0), e de seguida o Zimbabwe (2-0), empatando depois ontem com os sul-africanos (0-0), que terminaram esta fase em segundo lugar, com cinco pontos. O Zimbabwe terminou em terceiro, com quatro, e Lesoto em último, sem pontuar.

Enquanto isso, Angola terminou igualado em pontos (três) com Eswatini, no Grupo C, mas valendo-a o melhor “goal-average”, numa série em que esteve igualmente o Botswana, que saiu sem sequer pontuar.

Os restantes acompanhantes de Moçambique e Angola às meias-finais serão conhecidos hoje, quando se realizar os últimos jogos do Grupo B, no qual estão a Zâmbia, Malawi, Namíbia e Comores. Já a quarta vaga das meias-finais será preenchida pelo melhor segundo classificado dos três grupos.

Sendo assim, o outro jogo das meias-finais, também agendado para sexta-feira, será entre o vencedor do Grupo B e o melhor segundo classificado do torneio. A final terá lugar no domingo.