O Governador da província da Zambézia, Abdul Razak, orientou, na última  sexta-feira, a cerimónia de inauguração da agência do BCI no Gilé, no âmbito da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Banco”.

 Na sua intervenção, Abdul Razak enalteceu o trabalho do banco, destacando a forma como o programa de bancarização tem estado a crescer na Zambézia. “Dentro em breve vamos inaugurar também uma agência bancária do BCI no distrito de Molumbo” – disse, agradecendo ao banco “pelo trabalho que está a fazer, de incremento do número de agências e balcões.”

Já o administrador do BCI, José Furtado, salientou o papel do seu Banco, que muito tem contribuído “para o alargamento da rede bancária em Moçambique. Estamos muito empenhados na bancarização das zonas rurais, condição necessária para a inclusão financeira das populações”, disse, referindo ainda que 30% das agências do BCI estão situadas nas zonas rurais que, maioritariamente, não estavam bancarizadas.

Segundo a Rádio Moçambique, a agência do BCI no Gilé vai beneficiar, não somente os cerca de 22 mil habitantes deste distrito, mas também as populações do posto administrativo do Alto-Ligonha, impulsionando as actividades económicas locais, com particular incidência para a agricultura, comércio, pecuária e turismo.

Refira-se que é neste ponto do país onde se situa a Reserva Nacional do Gilé, reconhecida pela sua rica fauna, com espécies variadas, que incluem lebres, cães selvagens, manguços, pangolins, hienas, leões, leopardos, gatos selvagens, répteis e várias espécies de aves. 

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction