Director: Lázaro Manhiça

Limpopo: Vamos à vingança! (César Langa-Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

QUIS o destino que os festejos da passagem do ano propiciassem um longo fim-de-semana, começando na quinta-feira e se prolongasse até domingo. Deste modo, hoje estamos no segundo dia útil da semana e também do novo ano.

Mas, mais do que começar um novo ciclo de 365 dias do comum ano de 2021, todos os habitantes deste planeta estão desafiados a enfrentar muitas batalhas, numa “guerra” que até envolve crianças, que viram seus sonhos assassinados e outros tornados pesadelos, por não terem tido nenhum registo, para o rescaldo, exceptuando a utópica tentativa de estudar em casa por conta da pandemia da Covid-19, que assola o país e o mundo.

Na semana passada, descarreguei a minha fúria sobre o ano de 2020, considerando-o sacana, mas ele já se foi com as suas sacanisses. Este é o momento de enxugarmos as lágrimas e olharmos para a frente com esperança, porque é o caminho. Morreu uma andorinha, mas a primavera continua, com todos os seus desafios e com milhões de outras andorinhas sobreviventes e outras ainda pornascer.

O ano passado quase que não existiu para muitos, mas também não precisamos de ser cegamente ingratos. Até porque nas conversas que tenho travado com pessoas do meu raio de relacionamentos, também tenho ouvido relatos de realizações que mereceram registo, no balanço do “vinte-vinte”. Então, é bom que nas trevas que cobriram o ano passado,tenhamos o mínimo de inteligência, para visualizar alguns focos de luz.

Diz o ditado que “o importante não é não cair, mas saber levantar-se depois da queda”. E sugiro que seja com base neste adágio que nos devemos armar para fazermos face aos desafios de 2021, que tem a missão ingrata de assumir algumas realizações adiadas no ano passado. Uma missão bastante pesada, mas também possível. Inspiremo-nos neste provérbio para ganharmos mais força e frescura intelectual, para tornarmos o ano acabado de começar um percurso repleto de realizações,que orgulhem a todos que viram seus sonhos do ano passado adiados.

Para as crianças que deverão voltar às aulas presenciais, que o façam com mentes frescas e bem inspiradas, para corresponderem ao esforço dos professores que prepararam as lições de 2021contando com o convívio escolar que não existiu no ano passado. Sei o quanto custa para um profissional ficar impedido de fazer o trabalho que muito ama e que o escolheu com carinho e por vocação. Mas também sei que os senhores professores vão saber vingar-se, no bom sentido.

Para os profissionais de outras áreas, que funcionaram a meio gás, durante o ano passado, que haja muita paciência e, acima de tudo, muito carinho ao lidar com o numeroso público que busca seus serviços. Tem havido muitas enchentes nas instituições bancárias e em muitas outras que emitem documentos como certidões de nascimento, bilhetes de identidade,cartas de condução, passaportes, entre outros, por terem trabalhado sob condicionalismos, durante grande período do ano passado. Que os profissionais destas instituições e outras afins, procurem encontrar e adoptar melhores estratégias, para que o público utente, que busca seus serviços, sinta orgulho de ser servido por eles.

Neste 2021 acabado de começar, olhemos para os planos e dupliquemos as actividades, porque ficou muito por se fazer durante o ano sacana, como fiz referência, semana passada. Em poucas palavras, assumo a autoria do convite, para todos partirmos para a vingança, depois de termos sido beliscados no ano “vinte-vinte”. E acredito que vamos conseguir, porque sabemos jogar limpo(po).

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction