Director: Lázaro Manhiça

MUNÍCIPES da cidade de Chókwè, na província de Gaza, prestaram ontem a última homenagem à edil Lídia Cossa, falecida sábado último, vítima de doença. Em mensagens separadas, familiares, colegas de trabalho e amigos enalteceram as qualidades da antiga Presidente do Conselho Municipal, destacando o seu contributo no desenvolvimento da autarquia.

Os colegas de serviço disseram na mensagem ter sido com profunda dor, consternação e surpresa que foram colhidos pela triste notícia do seu desaparecimento físico, ocorrido no Hospital do Carmelo.

“Lídia Cossa era tão desinibida, que expunha para qualquer um o seu pensar. No dia-a-dia, ombreava com a sua equipa, transmitindo uma energia que nos fazia correr até conseguirmos responder às solicitações dos que servimos”, disseram os colegas, acrescentando que ajudou a identificar desafios e desenvolver soluções inovadoras como servidores dos munícipes.

Calisto Cossa, edil da Matola e presidente da Associação Nacional do Municípios de Moçambique, disse que Lídia Cossa era membro do Conselho Directivo da ANAMM, com responsabilidade no Conselho Fiscal e, juntamente com os presidentes de todas as autarquias do país, esteve empenhada na implantação deste modelo de governação no país.

“Com esta nossa colega, palmilhámos o país para consolidarmos as autarquias em Moçambique. Com ela, partilhámos as experiências moçambicanas em quase todo o mundo e sentimos que o sentido da pátria nunca saía do coração dela”, disse Cossa, acrescentando que vai ser difícil preencher o vazio por ela deixado.

A família disse que Lídia Cossa continuará a fazer falta pelos seus valiosos conselhos. Na mensagem, afirma que desde a sua adolescência foi sempre guerreira, inabalável perante as adversidades da vida, focada, atrevida e conquistadora.

Nascida aos 26 de Outubro de 1970, no distrito de Guijá, Lídia Cossa era casada e mãe de dois filhos.  Depois de fazer os seus estudos, abraçou a profissão de professora que a influenciou na carreira política, tendo militado nas organizações da Juventude Moçambicana (OJM) e da Mulher Moçambicana (OMM).

Foi candidata eleita por este partido a presidente do Conselho Municipal da Cidade de Chókwè, em 2013, tendo renovado o mandato em 2018, cargo que ocupou até à data da sua morte.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction