Director: Lázaro Manhiça

A IMPLEMENTAÇÃO da Política da Juventude em 2020 permitiu que grande parte dos indicadores previstos fosse cumprida, segundo o relatório aprovado terça-feira última pelo Conselho de Ministros, reunido na sua 6ª sessão ordinária.

Trata-se de um mecanismo que permitiu a criação de mais postos de emprego e formação de jovens, bem como a realização de estágios pré-profissionais, para além da promoção do auto-emprego, com a alocação de kits diversos.

Também foram entregues casas no âmbito da massificação da habitação condigna para os jovens, o que veio colmatar as dificuldades que muitos enfrentavam nopaís.

Como forma de prosseguir com a implementação de acções visando resolver grande parte dos problemas deste grupo social, o Governo aprovou, igualmente durante a sessão da terça-feira, o plano de acção de implementação da Política da Juventude referente ao presente ano, contendo 121 indicadores.

Trata-se de um instrumento de natureza operacional que assenta na visão e objectivos estratégicos de desenvolvimento dos adolescentes e jovens, alinhado com o Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 e com o Plano Económico e Social 2021.

O plano em referência prevê apoio multiforme com vista à criação, legalização e funcionamento das associações juvenis, bem como prosseguir com o levantamento de jovens que participam nos órgãos de tomada de decisão.

Este ano serão envolvidos 334.271 fóruns de diálogo que estimulem o exercício da cidadania e consolidação do sentido patriótico no seio dos jovens e promover 9.118 formações profissionais de carácter inicial e contínua, bem como a reconversão profissional em todas as províncias.

Serão concedidas 857 bolsas de estudo, sendo 670 para o nível de licenciatura e 187 para o mestrado, para além de matricular 46.851 alunos, no âmbito da implementação da estratégia para a expansão do programa do ensino à distância.

No âmbito do programa “Um Estudante, Um Computador”, serão atribuídos quatro mil computadores nas instituições de ensino superior em todo o país e concedidas 500 bolsas formativas para jovens em matérias de gestão de negócios.

Serão formados 950 jovens filhos de combatentes, sendo 650 para o ensino técnico-profissional e 300 nas instituições do ensino superior. O plano prevê ainda promover, assistir, capacitar e divulgar 1.281 pequenas e médias empresas através do Centro de Orientação dos Empresários do Ministério da Indústria e Comércio.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction