Os jovens do distrito de Marracuene, província de Maputo, reclamam a falta de oportunidade de emprego e acesso aos projectos de habitação, apesar da entrada em funcionamento de novas empresas.

A preocupação foi apresentada, ontem, ao governador da província de Maputo, Raimundo Diomba, num encontro que teve com os jovens, na vila sede do distrito de Marracuene, no término da visita de trabalho de dois dias àquela parcela do país.

A juventude disse ao Diomba que Marracuene está a registar uma demanda satisfatória de ocupação da terra por parte dos operadores económicos, bem como a abertura de novos empreendimentos.

Jasfe Mutambe um dos participantes na reunião, acusou o governo local de não desenvolver iniciativas em prol da promoção do emprego para os jovens.

Explicou que no distrito de Marracuene nota-se o aumento do número de consumidores de drogas, em alguns casos, como resultado de frustração por falta de emprego.

Mutambe referiu que uma das soluções é condicionar os agentes económicos que pretendem explorar no distrito, para que disponibilizem uma percentagem de vagas para os residentes.

Quanto à habitação sugeriu que a distribuição de terrenos aos jovens devia constar no plano e ordenamento territorial, defendeu, ainda que em cada projecto de parcelamento, uma parte dos terrenos devia destinar-se à juventude.

Diomba, por seu turno, assegurou que a solução destes problemas envolve a participação activa dos próprios jovens, nos programas do Governo, concernente ao Plano Económico e Social.

Clarificou que a juventude tem um papel muito importante, na fiscalização dos projectos do governo, nos quais constam aqueles que são direccionados para promoção do emprego e habitação aos jovens.

Relativamente aos consumidores de droga como refúgio por parte dos desempregados, o governador comentou dizendo que a desculpa não constitui verdade.

“ Para consumir droga é preciso dinheiro para comprar o produto, enquanto para ter dinheiro é preciso trabalhar. Neste sentido quem consome estupefaciente deve ter dinheiro, consequentemente proveniente do trabalho”- explicou.

 

POR: SAMUEL UAMUSSE

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction