Director: Júlio Manjate

O Tribunal Judicial da Província de Sofala ouviu e legalizou, ontem, a prisão preventiva do ex-deputado da Renamo, Sandura Ambrósio, por indícios de envolvimento no apoio a guerrilheiros dissidentes do partido.

Os dissidentes, que contestam o Acordo de Paz no país, são acusados pelas autoridades da autoria dos  ataques armados que já mataram 21 pessoas nas estradas e aldeias do Centro do país desde Agosto.

"Eu, Sandura Ambrósio, estou inocente: em nenhum momento financiei a Junta Militar [da Renamo] e não conheço nenhum desses homens de que falam", referiu ontem a jornalistas.

A detenção baseia-se em suspeitas dos crimes de conspiração contra o Estado e de financiamento a um grupo armado.

Sandura Ambrósio foi deputado da Renamo no mandato que terminou há uma semana, mas abandonou o partido em 2019 para se filiar no Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido com representação parlamentar.

O ex-deputado concorreu a mais um mandato nas eleições legislativas de 15 de Outubro do ano passado pelo MDM no círculo eleitoral de Sofala, mas não conseguiu a reeleição.

No dia 08 deste mês, a Procuradoria-Geral da República interrogou a chefe da bancada da Renamo, Ivone Soares, o porta-voz do partido, José Manteigas, e o deputado António Muchanga no âmbito dos ataques no centro do país.

Os três e o antigo secretário-geral da Renamo,Manuel Bissopo, foram apontados por um alegado grupo de seis homens detidos e apresentados pela Polícia na TVM como estando envolvidos no apoio à Junta Militar da Renamo - algo que os acusados desmentiram.

Em causa estão os ataques que se têm registado nas estradas nacionais 1 e 6, nas províncias de Manica e Sofala, incursões que já provocaram 21 mortos e atribuídos à autoproclamada Junta Militar da Renamo, um grupo de guerrilheiros dissidentes do partido que exige a renegociação do acordo de paz assinado em 06 de Agosto e a demissão do actual líder, Ossufo Momade.

Oficialmente, a Renamo tem-se afastado de qualquer ligação com o grupo, classificando-o de desertores.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction