Director: Júlio Manjate

A Assembleia da República deverá eleger hoje, segundo e último dia da sessão extraordinária da IX legislatura, os membros das nove comissões de trabalho que compõem este órgão legislativo, os respectivos presidentes, vice-presidentes e relatores.

Os trabalhos de hoje iniciaram com a verificação de todos os aspectos regimentais que viabilizem o inicio da sessão e a apreciação da agenda do dia.

Ontem, o mais alto órgão legislativo nacional estabeleceu as condições internas para o pleno exercício das suas funções legislativas, com a constituição dos respectivos órgãos de trabalho.

Trata-se da Comissão Permanente, órgão que, ao abrigo do artigo 64 do Regimento da Assembleia da República, coordena as actividades do plenário, das comissões de trabalho, dos gabinetes parlamentares, dos grupos nacionais e das ligas de amizade do Parlamento.

No âmbito administrativo, compete ainda a este órgão elaborar a proposta de programa de actividades e orçamento anuais da Assembleia da República, acompanhar a sua execução e supervisionar a gestão administrativa da Casa do Povo.

De acordo com o mesmo instrumento legal, este órgão é composto pelo Presidente da Assembleia da República, que o preside; pelos dois vice-presidentes e outros deputados eleitos em função da representatividade parlamentar, incluindo os chefes das bancadas.

Pela bancada parlamentar da Frelimo, este órgão integra os deputados Sérgio Pantie, Lucinda Malema, Ana Rita Sithole, Ana António Dimitri, António José Amélia, Alves João Zita, Telmina Pereira, Alberto Jacinto Matukututu e Carlos Sebastião.

A Renamo propôs para a Comissão Permanente na IX legislatura os deputados Viana Magalhães,  André Joaquim Magibiri, Lúcia Xavier Afate e Hermínio Morais. O Movimento Democrático de Moçambique indicou o respectivo chefe da bancada, Lutero Simango.

Para completar a composição da Comissão Permanente, a Assembleia da República elegeu como primeiro vice-presidente Hélder Injojo, da bancada da Frelimo, e segundo vice-presidente Saide Fidel, do grupo parlamentar da Renamo. 

Foram igualmente eleitos os membros do Conselho de Administração, nomeadamente Conceita Sortane, Carlos Moreira Vasco, Crispen Matches e Alsácia João Chochoma, da bancada da Frelimo, e Gania Mussagy e Francisco Maingue, da Renamo.

Na sua intervenção, na abertura desta sessão extraordinária, Esperança Bias disse esperar que os órgãos constituídos sejam o fundamento da construção de consensos, de compromisso na gestão conjunta da Assembleia da República.

Referiu que só com a criação destes órgãos é que o Parlamento pode levar avante o trabalho confiado pelo povo moçambicano de o representar, produzir instrumentos legislativos e fiscalizar a acção governativa na implementação do Programa Quinquenal do Governo (PQG), dos Planos Económicos e Sociais e os respectivos orçamentos.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction