Director: Júlio Manjate

O PRIMEIRO-MINISTRO, Carlos Agostinho do Rosário, enaltece o trabalho desenvolvido em vida por Mário Machungo, que caracteriza de grande profissional e nacionalista moçambicano.

Os restos mortais de Machungo chegaram a Maputo na manhã de sábado vindos de Lisboa, capital portuguesa, onde morreu nodia 17 de Fevereiro, vítima de doença prolongada, no Hospital da Luz.

Machungo, que ocupou o cargo de primeiro-ministro no período compreendido entre Julho de 1986 a Dezembro de 1994, foi o promotor das reformas introduzidas em Moçambique na década 80 que colocaram o país na rota da recuperação económica e desenvolvimento.

“Machungo foi um grande nacionalista, um grande profissional, um grande economista;foi um grande professor de Economia e da vida, um grande político e tecnocrata;foi um dirigente com muita ética”, disse Carlos Agostinho do Rosário, que falava à margem da missa em memória do finado,que teve lugar na Igreja Anglicana São Cipriano, na zona do Fajardo, em Maputo.

Carlos Agostinho do Rosário sublinhou que Machungo deu a sua vida na defesa da causa dos moçambicanos, pois entendeu muito cedo que uma forma de praticar a cidadania era fazer o que é certo.

O evento contou com a participação de representantes do Governo, crentes, amigos e população em geral. A missa também foi um momento para enaltecer a sua vida e obra na paróquia que ele frequentava.

O Reverendo Jamisse Taimo, da Igreja Anglicana, disse,por seu turno,que Machungo foi um líder que lutou pela libertação económica do país, trazendo acima a dimensão social, pois soube ver a pobreza como uma oportunidade e engajou-se na luta para o desenvolvimento dos moçambicanos e para a construção de um país próspero.

Apesar deste reconhecimento público, são poucos os que conheceram a outra faceta como cidadão e chefe de família.

“Muita gente conhece a dimensão dele como governante, ex-primeiro-ministro, economista e outros cargos, mas hoje quisemos trazer à tona a dimensão humana e cristã que ele teve em prol do cidadão moçambicano”, disse.

Disse que o malogrado foi uma figura que teve papel muito importante no seio familiar,uma pessoa muito humilde e que gostava muito de falar bitonga e xitswa,línguas da província meridional de Inhambane, de onde era natural.

No fim da missa,o corpo foi levado para a morgue do Hospital Central de Maputo, onde deverá permanecer atéestasegunda-feira, dia do funeral oficial.

O Governo decretouluto nacional de dois dias em sua memória com efeitos a partir de 00h00 hora de domingo, durante o qual a bandeira nacional será içada àmeiahaste em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares da República de Moçambique.

Detentor de um currículo impressionante, Machungo foi combatente na clandestinidade da luta de libertação nacional desde 1962,enquanto estudante no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, em Portugal.

Depois da independência desempenhou diversas funções. Aliás, no Governo de Transição assumiu a pasta de Cooperação e Economia, em 1974.

Entre 1975 e 1976 foi ministro da Indústria e Comércio no primeiro Governo de Moçambique independente e no mesmo ano foi indicado ministro da Indústria e Energia,até 1978, quando foi chamado a assumir o Ministério da Agricultura.

Em 1980, Machungo esteve a acumular o cargo de ministro da Agricultura e do Plano até 1983,quando foi convidado a dirigir a província da Zambézia, onde permaneceu até 1986.

No mesmo ano foi nomeado primeiro-ministro, cargo que desempenhou até 1994, depois da realização das primeiras eleições multipartidárias no país.

Uma das suas primeiras tarefas na posição de primeiro-ministro, Machungo liderou as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) que culminaram com a elaboração do primeiro programa de ajuste estrutural do país, conhecido como Programa de Recuperação Económica (PRE), tendo permanecido no cargo até 1994.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction