Director: Júlio Manjate

O Secretário-Geral da Frelimo, Roque Silva, inicia hoje (28) uma visita de trabalho à província de Nampula, onde irá inteirar-se do funcionamento dos órgãos de base e auscultar as populações sobre os seus anseios com vista à busca de soluções.
Roque Silva deverá trabalhar naquela província nortenha até 03 de Março próximo.
“Consta ainda da agenda de trabalho do Secretário-Geral da Frelimo reuniões com membros, simpatizantes, organizações sociais do partido e com diversos segmentos da sociedade, bem como o acompanhamento do grau de implementação das decisões do 11º Congresso”, refere um comunicado recebido pela AIM.
Nesta deslocação a Nampula, o Secretário-Geral da FRELIMO far-se-á acompanhar pelos Secretários do Comité Central para Comunicação e Imagem, Caifadine Manasse; para Mobilização e Organizações Sociais, Leonor Mondlane e quadros do partido.

Comments

O Presidente da República, Filipe Nyusi, vai visitar o Reino da Finlândia em Junho, anunciou ontem, em Maputo, o ministro da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio Externo finlandês.

“Discutimos a visita do Presidente à Finlândia e estamos ansiosos para o receber”, disse Ville Skinnari, citado pela Lusa, falando em Maputo após a reunião com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, no âmbito de uma visita de trabalho que realiza a Moçambique.

Ville Skinnari explicou que as discussões da reunião de ontem foram sobre a cooperação e desenvolvimento bilateral, bem como a relação com a União Europeia.

“Tivemos uma reunião muito produtiva e boa e esperamos ansiosamente pela próxima vez na Finlândia, em Junho”, frisou.

Por seu turno,Verónica Macamo referiu que “se deve elevar as relações económicas e empresariais para níveis mais altos”.

“O desejo de Moçambique é de ver mais ainda expandida às áreas de agricultura, indústria e pescas”, afirmou Verónica Macamo, acrescentando que esteve sobre a mesa a operacionalização do plano de cooperação 2020-2024.

A Finlândia tem participado no desenvolvimento rural, educação e boa governação, afirmou.

“A coisa mais difícil para um pobre é a fome, a questão da agricultura e outras áreas que comparticipam na produção da comida que fossem vistas com muita atenção”, acrescentou.

A visita de Ville Skinnari a Moçambique visa fortalecer a cooperação entre os dois países.

Além do encontro com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Ville Skinnari tem marcadas reuniões com o ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, com a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, e com a presidente do parlamento, Esperança Bias.

Antes de Moçambique, Ville Skinnari visitou a Tanzânia, onde também manteve encontros com quadros do Governo com o objectivo de reforçar a cooperação bilateral.

Comments

A Assembleia da República (AR) poderá beneficiar do apoio da sua congénere finlandesa para melhorar a sua capacidade de actuação, sobretudo na fiscalização das actividades do Executivo.
O apoio surge no âmbito do estreitamento das relações de cooperação entre as duas instituições.
O compromisso foi assumido ontem, em Maputo, durante a visita de cortesia que o Ministro da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio da Finlândia, Ville Skinnari, fez à Presidente da AR, Esperança Bias.
Falando minutos após o encontro, Skinnari disse que o governo finlandês também deseja apoiar o sector da Educação e incrementar a cooperação económica.
“Como é sabido, a Finlândia é muito conhecida pelo seu sistema de Educação que é muito bom, então é uma área prioritária de cooperação. Por isso, vamos trabalhar na Educação”, disse a fonte.
Os dois países também poderão cooperar a nível empresarial, de forma a criar mais oportunidades de negócio para a geração de emprego, disse o ministro, para de seguida acrescentar também que vamos trabalhar a nível comunitário para cada vez mais melhorarmos a vida da população”.
O presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade na AR, António Boene, explicou que o encontro serviu, igualmente, para avaliar a cooperação entre os dois países e povos.
“A Finlândia tem um novo governo. Naturalmente, há uma nova perspectiva, nova abordagem deste governo, principalmente na cooperação com Moçambique. Então, eles estão abertos a ver até que medida poderão estreitar ou aprofundar as relações de amizade e cooperação com Moçambique”, disse.
“O ministro estabeleceu aqui áreas em que a Finlândia está disposta a cooperar, incluindo investimento para a geração de mais emprego”, ajuntou.

Comments

Moçambique e África do Sul precisam rapidamente de criar condições para que a fronteira da Ponta do Ouro, no extremo sul da província de Maputo e do país, seja transformada num pólo comercial e rentável. Leia mais

Comments

Um indivíduo encontra-se detido nas celas da Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Chimoio, indiciado de crimes de burla por defraudação, uso de falsas qualidades e de nomes falsos, ao fazer-se passar, de governadora da província de Manica, para burlar os dirigentes cobrando valores monetários.

Trata-se de Daniel A., de 33 anos de idade, natural da cidade de Maputo e residente naquela cidade.

O indiciado é confesso e admite ter enviado, em nome da Governadora da província de Manica, Francisca Tomás, várias mensagens para diversos administradores distritais, secretários permanentes distritais e dirigentes de nível provincial, pedindo valores monetários em troca da permanência destes responsáveis nos seus cargos, com a instituição da governação descentralizada e no âmbito das nomeações que se seguirão.

Além de se fazer passar de governadora da província de Manica, Daniel também se intitulou ser Governador da província Inhambane, Daniel Chapo, seu suposto homónimo.

Para lograr seus intentos, o indivíduo diz ter acedido ao portal do Governo de onde alegadamente terá obtido os nomes e os números de telefones móveis das suas vítimas, incluindo os nomes dos dois governadores.

Explicou ainda que, para além de usar nomes dos governadores das duas províncias, fez-se passar igualmente de outros dirigentes de nível central, incluindo ministros, vice-ministros, secretários de Estado, deputados, entre outros quadros, facto que terá precipitado a sua neutralização, pois muitas das vítimas entenderam logo tratar-se de um indivíduo estranho ao sistema e sem vínculo, nem cargo no Governo.

No entanto, nem todos abordados na província de Manica, chegaram a desconfiar e caíram na burla. Foi assim que Daniel A. confessou ter conseguido burlar apenas 5000,00 meticais, de um administrador distrital daquela província, cuja identidade não revelou, de quem diz ter recebido, via M-pesa, essa quantia.

O delinquente diz-se arrependido pelo crime que cometeu, mas afirmou ter sido a alternativa que encontrou para conseguir dinheiro para alimentar a sua família, uma vez ser desempregado e estar a viver em situação de pobreza extrema.

O porta-voz da PRM em Manica, Mateus Mindú, que confirmou o facto, do indivíduo foi detido na cidade de Maputo, com a intervenção do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e foi trazido a Chimoio, por tratar-se da circunscrição onde reside a maior parte das vítimas abordadas.

Acrescentou que as pecas do expediente criminal, já foram lavradas e seguem ao tribunal que devera decidir pela pena a aplicar a este indivíduo, indiciado de crimes de burla por defraudação, uso de falsas qualidades e de nomes falsos.

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction