Director: Júlio Manjate

A CONCEITUADA banda moçambicana Alambique sobe esta noite (20:30 horas) ao palco do Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, para um espectáculo agendado para a sala grande deste espaço.

Criada em 1984 por Hortêncio Langa e Arão Litsure, a banda integra actualmente os músicos Hortêncio Langa (voz e guitarra), Arão Litsure (voz, guitarra e saxofone), Adérito Gomate (teclados), Armindo Salato (voz e baixo), Almeida Ngoca (bateria), Alcídio Pires (percussão), Sarmento (sax/alto) e Arsénio Nhauando (trombone).

Hortêncio Langa e Arão Litsure faziam parte de um trio acústico com João Cabaço, tendo decidido criar o agrupamento com o intuito de explorar novos ritmos e sonoridades, recorrendo a novas abordagens, fundindo melodias tradicionais da canção popular moçambicana com harmonias do jazz e da bossa nova.

Alambique foi um dos protagonistas das sessões de jazz animadas por Ricardo Rangel, grande entusiasta do jazz, nas casas de pasto da capital, durante os anos 90 até à sua desintegração. Fizeram digressões pela Escandinávia, nomeadamente, Suécia, Noruega, Dinamarca (1987), Finlândia e também pelo Zimbabwe (1990).

Nos anos subsequentes o grupo se impôs na arena musical nacional como uma banda de jazz-fusion moçambicana, realizando experiências notáveis com a composição de temas próprios e a harmonização “jazzística” e interpretação de temas da canção tradicional e da música popular urbana, lê-se na nota de imprensa do “Franco-Moçambicano”.

 

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction