Director: Júlio Manjate

MAIS de seis mil professores do Ensino Primário serão contratados, no próximo ano lectivo, em todo país.

A informação foi tornada pública pelo director nacional adjunto dos Recursos Humanos no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Faustino Nativo.

Segundo Nativo, o número representa um défice de cinquenta por cento pois são necessários mais de doze mil professores.

 A fonte realçou que o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano será implacável contra actos de corrupção durante o processo de contratação de professores. (RM)


 

Comments

O festival da carne de Magude, na província de Maputo, já não é um simples momento de exposição e comercialização de uma das maiores riquezas do distrito, afirmando-se,a cada ano que o mesmo se realiza, como uma marca a ter em conta. LEIA MAIS

Comments

O Governo mantém o seu compromisso de expandir a rede de distribuição de água às comunidades, mas estas devem corresponder aos investimentos contribuindo para uma boa gestão dos sistemas e uso sustentável do recurso.

O presidente da República, Filipe Nyusi, que ontem inaugurou mais um sistema de abastecimento de água, desta feita na Vila de Chitima, sede distrital de Cahora Bassa, destacou a necessidade do uso racional da água, e manuseamento responsável das infra-estruturas de abastecimento, de modo a garantir a sua longevidade.

“É fundamental o acesso à água potável em quantidade e qualidade. Essa é a nossa agenda, promover a higiene individual e colectiva, o bem-estar das pessoas”, frisou Nyusi.

Na sua intervenção o presidente da República assegurou que o seu governo vai continuar a construir sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, e a promover a gestão integrada destas infra-estruturas, com envolvimento das próprias comunidades.

Ao nível da província de Tete, segundo o Chefe do Estado, já estão em pleno funcionamento pequenos sistemas de abastecimento de água no âmbito do programa PRAVIDA nos municípios da Cidade de Tete, Vila de Moatize, Vila de Úlonguè e Vila de Fíngoè, sede distrital de Marávia.

“Estamos igualmente a construir represas para a retenção de água para a agricultura e abeberamento do gado. Neste momento as obras numa fase adiantada estão em curso nas localidades de Alota, distrito de Macanga, Minga no distrito de Zumbu e Namingona distrito de Angónia”, destacou.

O Sistema de Abastecimento de Água à vila de Chitima, ontem inaugurado pelo Presidente da República, conta com 11 furos de captação com uma capacidade de produção total de 64 metros cúbicos por hora, integrando uma conduta de 10 quilómetros a um diâmetro de 160 milímetros. Integra ainda uma Estação de tratamento com capacidade de 100 metros cúbicos por hora.

O sistema é composto ainda por dois reservatórios apoiados de 250 metros cúbicos cada e um depósito elevado com 150 metros cúbicos de capacidade; uma rede de distribuição de 22 quilómetros, 36 Fontenários públicos e 69 ligações domiciliárias já concluídas e outras ainda em curso. Com o novo sistema, a população de Chitima pode agora aceder à água doze horas por dia, no período das 6 às 18 horas.

 

A infra-estrutura recém-inaugurada beneficia cerca de 15 mil pessoas, metade da população da Vila, e foi construída com financiamento da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e a mineradora Jindal Stell & Power em cerca de 270 milhões de meticais, tendo as obras sido executadas pelo empreiteiro Julen Construções, num período de 12 meses.

Comments

As províncias nortenhas do Niassa, Cabo Delgado, e Nampula, e alguns distritos do norte da Zambézia encontram-se, desde a manhã de hoje, sem o fornecimento de energia eléctrica da rede pública.

Segundo um comunicado de imprensa distribuído, na tarde de hoje, e que o Notícias Online teve acesso, indica que a avaria foi registada por volta das 10 horas na linha de alta tensão Mocuba-Alto Molócue e afectou toda a região norte.

O documento da empresa Electricidade de Moçambique (EDM) aponta que equipas técnicas, já foram mobilizadas para o terreno a fim de realizar trabalhos de diagnóstico e avaliar a gravidade da avaria e tomar medidas com vista à reposição do sistema.

Entretanto, acções estão em curso com a finalidade de alimentar algumas das zonas afectadas, a partir da central flutuante de Nacala, priorizando sectores importantes, como hospitais e centros de tratamento de água.

A EDM espera restabelecer o funcionamento normal do sistema o mais breve possível, lê-se no documento.

Comments

A região Norte do país, nomeadamente as províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa incluindo parte da Zambézia estão desde a manhã de hoje privadas de energia eléctrica em consequência de uma interrupção na linha de alta tensão entre Mocuba e Alto Molócuè.

A EDM revela que o restabelecimento poderá levar tempo, uma vez que, técnicos e especialistas estão a caminho do local a partir de Nampula.

Segundo Agnelo Cuamba, da EDM, a avaria registou-se na linha de Alta Tensão, B07 (Mocuba/Alto-Molócuè) por motivos ainda por apurar, pelo que o Norte do país está sem fornecimento de energia.

 

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction