A CONSTRUÇÃO e inauguração da Subestação de Massinga, na província meridional de Inhambane, permitiu melhorar a qualidade de energia eléctrica fornecida amais de 61 mil clientes, devendo, nos próximos tempos, chegara mais 30 mil famílias. Leia mais

Comments

O INSTITUTO de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) de Chongoene, em Gaza, graduou, semana passada, 158 técnicos de diversas áreas de formação, no âmbito do aumento da mão-de-obra qualificada para responder aos desafios actuais. Leia mais

Comments

QUATRO mortes e cinco feridos, dentre ligeiros e graves, são o resultado preliminar de um acidente de viação, ocorrido, na manhã de hoje, na província de Inhambane, envolvendo a comitiva do governador, Daniel Chapo.

Segundo o comunicado, que circula nas redes sociais, o acidente foi provocado por uma carrinha de marca Isusu KB, na altura conduzida por um cidadão residente em Massinga, cuja identidade não foi revelada, que cortou prioridade à escolta do governador.

O documento refere que o corte de prioridade protagonizado pelo condutor da carrinha de marca Isusu forçou o despiste e capotamento da viatura da escolta de Daniel Chapo, o que resultou em mortes e feridos.

 Os feridos foram assistidos no hospital distrital da Massinga e depois evacuados para o Hospital Provincial de Inhambane, onde se encontram a receber tratamentos médicos.

O mesmo comunicado diz que o causador do acidente se pôs em fuga e o governador teve que cancelar a agenda, que tinha, na visita de trabalho ao distrito de Massinga.

Comments

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) insiste que parte das receitas provenientes do imposto imputado às bebidas alcoólicas e tabaco deve ser revertida a favor de um fundo de desenvolvimento de iniciativas juvenis.
“Reiteramos, mais uma vez, que parte das receitas sobre o imposto imputado às bebidas alcoólicas e ao tabaco seja revertida a favor de um fundo de desenvolvimento de iniciativas juvenis”, disse o presidente do CNJ, Manuel Formiga.
O mesmo foi introduzido pela Lei 17/2009, de 10 de Novembro, que aprova o Código do Imposto sobre o Consumo Específico, no quadro dos esforços do Estado, através da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), visando reduzir os níveis de descaminho e contrabando de cigarros e bebidas alcoólicas.
Discursando no encerramento do IV Encontro Nacional da Juventude, recentemente havido no município da Matola, Formiga propôs, por outro lado, em nome da organização que dirige, que parte das receitas dos recursos naturais que abundam no país seja usada para financiar iniciativas da juventude.
O presidente do CNJ defendeu, igualmente, a transformação daquela entidade em instituição de utilidade pública, com vista a permitir uma maior capacidade institucional a todos os níveis.
O IV encontro nacional da juventude, cuja cerimónia de abertura foi dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, debateu, durante dois dias, entre outros assuntos, a “juventude, cidadania e governação”; “juventude e desenvolvimento social e económico” e “juventude e desenvolvimento tecnológico”.

 

Comments

A construção e inauguração da subestação de Massinga, na província de Inhambane, permitiu melhorar a qualidade de fornecimento de energia eléctrica para mais de 61 mil clientes, devendo, nos próximos tempos, chegar para pouco mais 30 mil famílias nos próximos tempos.
A subestação de Massinga, com 30 MVA (megavoltampere), constitui uma iniciativa do sector público, financiada pelo Reino da Dinamarca, através do “mix-credit”, no valor de 116 milhões de dólares americanos, que incrementou a qualidade de fornecimento de energia eléctrica nos distritos de Massinga, Funhalouro e Morrumbene. 
Após a inauguração, em 2018, a subestação teve como impacto directo o aumento da disponibilidade de potência para a zona norte de Inhambane, maior fiabilidade e segurança de fornecimento de energia naquele extremo da província.
O facto está inserido no plano de desenvolvimento de infra-estruturas económicas e sociais do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), no quadro das actividades para o sector energético plasmadas no Plano Quinquenal (2015/19), cuja cópia a AIM teve acesso.
O pelouro traçou, igualmente, o Programa de Desenvolvimento de Acesso de Energia (EDAP), uma iniciativa do sector público financiada pelo Banco Mundial, no valor de 6.6 milhões de dólares, cujas obras iniciaram em 2015 e que terminaram na primeira fase em 2017.
O projecto visava, essencialmente, expandir a rede de distribuição e melhorar a qualidade de vida nas zonas do Município da Matola e cidade de Maputo, nomeadamente, Matlemele, Nkobe, Matola-Gare, Khongolote, Matola-Rio, Tchumene 2; Distrito de Boane, Posto Administrativo de Pessene (no distrito de Moamba); Bairro 25 de Junho (cidade de Maputo).

Na sequência da implementação do Projecto EDAP, foram feitas, até então, na região sul, cerca de oito mil ligações de novos consumidores nos Município da Matola e cidade de Maputo.
Ainda no quadro das realizações no sector energético, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia destacou, durante o seu último Conselho Coordenador, havido no distrito de Chibuto, província meridional de Gaza, a construção da central à gás de “Kuvaninga”, no Chókwè, com 40 Megawatts (MW).
O projecto, da iniciativa do sector privado, contribuiu para a estabilidade do sistema eléctrico na região sul, em particular, nas províncias de Inhambane e Gaza, cuja inauguração ocorreu em 2017.
O impacto do projecto centra-se no aumento da disponibilidade de potência, maior fiabilidade e segurança de fornecimento de energia às províncias de Gaza e Inhambane, contribuindo com oito por cento de toda a carga (ponta de consumo) da região sul.
Este impacto positivo na qualidade de fornecimento de energia eléctrica abrange cerca de 231 mil consumidores da região sul do país, localizados nas províncias de Gaza e Inhambane.

 

   

 

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction