Director: Júlio Manjate

ARRANCA, ainda este mês, a construção da Central Eléctrica de Nacala, avaliada em mais de 37 milhões de dólares.

O projecto, que deverá ser concluído até Março de 2022, é financiado a título não reembolsável, pelo Governo japonês e tem como principal objectivo, melhorar a capacidade de fornecimento de energia no corredor de Nacala.

A materialização do projecto foi chancelada semana passada, em Maputo, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Pacheco, e o Embaixador do Japão em Moçambique, Toshio Ikeda.

Na ocasião, foi igualmente aprovado um projecto avaliado em mais de 21 milhões de dólares para a construção de quatro escolas secundárias na província da Zambézia, nos distritos de Nicoadala, Lugela, Namacurra e Mocuba, sendo que a sua conclusão está prevista para Junho de 2022.

Segundo José Pacheco, com a concessão deste financiamento, o Japão configura-se como um parceiro estratégico nos esforços atinentes ao desenvolvimento de Moçambique.

Já o embaixador Japonês refere que a materialização dos projectos enquadra-se no apoio do governo nipónico no combate à pobreza em Moçambique.

Na mesma ocasião, Pacheco assinou os acordos de donativo da Agência Japonesa de Cooperação Internacional, JICA. (RM)

Comments

A província de Cabo Delgado enfrenta actualmente o problema de superlotação dos estabelecimentos penitenciários, situação que, segundo a Direcção Provincial de Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (DPJACR), remete aos demais intervenientes da administração da justiça, a reflexão para o respeito dos prazos de prisão preventiva, deferimento das decisões sobre as liberdades condicionais aos tribunais e aplicação mais afectiva das medidas e penas alternativas à prisão. LEIA MAIS

Comments

A província de Manica dispõe de “stock” suficiente de produtos alimentares para responder à demanda durante a quadra festiva de natal e do fim de ano.
De acordo com o director provincial da Indústria e Comércio de Manica, Ronaldo Naico, “do trabalho que fizemos com os nossos agentes económicos constatamos que temos muitos produtos. Não haverá ruptura do “stock”. Os armazéns estão todos lotados, o que poderá permitir que a população passe as festas da melhor maneira”.
Naico falava numa conferência de imprensa na qual destacou algumas estratégias para garantir que não haja especulação de preços de produtos de primeira necessidade durante a quadra festiva.
A fonte assegurou que foram criadas equipas multissectoriais, onde também está envolvida a Polícia da República de Moçambique (PRM), a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), Saúde, e outras instituições que trabalham na fiscalização de preços e estado de conservação dos produtos de primeira necessidade.
“Temos todos os produtos, desde agrícolas e industrializados, inclusive refrigerantes e bebidas. Nossos colegas estão no terreno para ver como é que os produtos estão sendo conservados. Se os preços são ou não aqueles estabelecidos, bem como o prazo de validade desses mesmos produtos”, explicou, segundo a AIM.
Segundo a fonte, em caso de violação das normas estabelecidas, o comerciante será, numa primeira fase, sensibilizado a respeitar todos os procedimentos. “Havendo renitência poderão ser tomadas medidas punitivas”, afirmou.
“Nosso objectivo não é punir. Primeiro sensibilizamos para que todos observem as normas. Não olhamos o momento como oportunidade para lesar o cliente. Na verdade, ainda não registamos nenhum caso do género. Todavia, estamos atentos e contamos com apoio da população na denúncia de qualquer situação de especulação de preços ou venda de produtos fora do prazo”, ressaltou Naico.

Comments

O Presidente da República, Filipe Nyusi, chega esta manhã, a Tete, onde vai inaugurar um sistema de abastecimento de água, em Chitima, distrito de Cahora Bassa, indica um comunicado de imprensa emitido pela Presidência da República.

Esta manhã, milhares de pessoas já se encontram no aeroporto daquela cidade, para receber o estadista, segundo informou a Rádio Moçambique.  

Segundo a estação emissora, após a cerimónia de inauguração, o Presidente Filipe Nyusi, vai orientar um comício popular onde se espera fale dos esforços que o Governo tem estado a envidar para assegurar mais água potável aos moçambicanos.

Nesta deslocação à Tete, o Chefe de Estado, faz-se acompanhar pelo Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, Quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

Comments

O Instituto Nacional de Metereologia em Tete, alerta a população que vivem nas zonas de risco a redobrarem medidas de precaução, face aos efeitos negativos da queda de chuva que se regista em alguns distritos

O delegado do INAM naquela província, Jaime Cuambe, orientou a população a retirar-se nas proximidades dos cursos de água, e evitar abrigar-se em baixo de árvores e torres de corrente eléctrica.

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction