Director: Júlio Manjate

Duas pessoas morreram e 21 contraíram ferimentos nos últimos 13 meses, na sequência do conflito Homem-fauna bravia no distrito de Mossurize, sul da província de Manica.

Entre aos animais selvagens mais problemáticos figuram crocodilos, elefantes, leões, serpentes e búfalos, que amiúde   se envolvem em conflitos com o Homem, segundo indicou o administrador distrital, Fernando Simões.

A fonte explicou que os búfalos, em Mossurize, chegam a introduzir-se nas  manadas de bovinos, de onde atacam os criadores. Outros búfalos surpreendem as vítimas nas machambas.

Por exemplo, Vailete Muxanga contraiu ferimentos graves quando um búfalo a surpreendeu na sua machamba, na região de Chicuecuete, a mais povoada por búfalos no distrito.

Ela contou que o aninal surgiu de repente no seu campo de milho, quando se encontrava inclinada a sachar e lhe desferiu várias cornadas na face e no abdómen. Quando a vítima tentou fugir, caiu numa vala, mas o búfalo a perseguiu e continuou a desferir  coçadas na face e noutras partes do corpo, tendo na sequência disso fracturado a coxa e o antebraço.

A vítima encontra-se neste momento internada na enfermaria de cirurgia do hospital distrital de Mossurize, onde, igualmente, está em tratamento a idosa Bete Muxunga, que também contraiu ferimentos graves na mão esquerda na sequência de uma picada  de cobra.

Bete explicou que após ter sido picada pelo réptil, capturou-o e matou-o de seguida, mas a ferida viria a infectar-se por ela não ter se dirigido imediatamente à unidade sanitária, segundo confirmou fonte médica.

Além do conflito Homem-animal, o administrador de  Mossurize refere que em Chicuecuete, no posto administrativo de Chiurairue, leões estão a dizimar bovinos de criadores locais.

Maior parte do conflito Homem-animal regista-se em Chiurairue, com 12 casos, seguido de Dacata, com seis.

No informe apresentado à governadora de Manica, que ontem terminou a sua visita ao  distrito de Mossurize, diz-se ter sido abatido um elefante, após este ter morto uma pessoa,  semana passada, ainda em Chiurairue.

Em Mossurize os animais selvagens, sobretudo os herbívoros, também devastam culturas agrícolas, agravando os focos de insegurança alimentar que são reportados no distrito.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction