Director: Júlio Manjate

 

O número de camiões de grande tonelagem que diariamente transportam crómio, da África do Sul ao Porto de Maputo, pela EN4, aumentou de 500 para 800 desde Novembro último.

Os camiões fazem longas filas na Estrada Nacional Número Quatro (EN4), causando embaraços ao trânsito e na própria segurança rodoviária.
A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique explicou ao “O País” que o aumento daqueles meios circulantes deve-se à decisão das autoridades sul-africanas de interromper temporariamente o transporte de uma parte de crómio por via ferroviária.
O porta-voz da AT, Felisberto Tinga, reconhece a situação que se vive ao longo daquela rodovia e diz que já há trabalhos em curso visando reverter o cenário que se assiste, sobretudo no Quilómetro Quatro (KM 4), onde os carros fazem filas que chega a atingir 10 quilómetros.
“Tivemos aumento de camiões porque parte da carga que era transportada por comboio passou para a estrada. Temos indicações de que há uma mina de ferro crómio que acaba de abrir na África do Sul, o que está a contribuir para o aumento do trânsito. Passaram de 500 para 800 camiões que transitam por dia pela EN4 com destino ao porto de Maputo”, disse Tinga.
Em Novembro último, uma delegação da Autoridade Tributária reuniu-se com as autoridades sul-africanas para estudar estratégias para flexibilizar o tráfego de viaturas, sobretudo camiões, entre os dois pontos fronteiriços, Ressano Garcia, do lado moçambicano, e Lebombo, do sul-africano.
Segundo Tinga, como solução ao problema, do lado moçambicano será criado o sector de trânsito no KM4, que será reforçado por funcionários que se vão dedicar a regular o transporte de ferro crómio.
Disse, igualmente, que a AT vai estender o horário até 23.00 horas para o atendimento de trânsito de mercadorias, sobretudo vindas da África do Sul.
Ainda como medida para conter a situação, os camiões passarão a usar o parque da empresa Khudumba, enquanto tratam do expediente relativo ao desembaraço aduaneiro.

 

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