Director: Júlio Manjate

O Conselho Autárquico de Chimoio, província de Manica, vai desembolsar cerca de 120 milhões de meticais para compra de diversa maquinaria destinada ao saneamento do meio e outras actividades que concorram para a limpeza da cidade.
O valor provém de impostos dos munícipes e de outras receitas da edilidade e vai ser aplicado na aquisição de camiões contentores, máquinas escavadoras, niveladoras, entre outros equipamentos.
O facto foi anunciado pelo presidente do Conselho Autárquico de Chimoio, João Ferreira, num breve contacto com jornalistas, após um encontro com uma delegação chinesa que há dias visitou a autarquia.
Ferreira explicou que a aquisição dos equipamentos está a ser feita a partir da China e a sua chegada está prevista para princípios do próximo ano (2020).
Enquanto se aguarda pela chegada dos meios, a edilidade tem garantido a limpeza da cidade através de máquinas pertencentes ao município, algumas em estado obsoleto, e pela ajuda de alguns empresários locais.
“Desde que iniciamos o nosso mandato, a limpeza da cidade, incluindo a abertura e melhoramento das vias de acesso, é feita através de máquinas que encontramos aquando da tomada de posse. Mas também recebemos ajuda de alguns parceiros interessados em contribuir para o crescimento da nossa autarquia”, explicou, citado pela AIM.
João Ferreira enalteceu a participação dos munícipes na limpeza da cidade, sublinhado que, em alguns bairros, a população organiza – se em grupos para limpar mercados e outros locais em que o lixo prolifera.
“Esse gesto é muito importante porque a limpeza da cidade não depende exclusivamente da edilidade. É importante que cada munícipe, onde estiver, faça a sua parte garantindo a limpeza da sua casa, bairro e outros locais. Saber onde e quando depositar o lixo para permitir que as viaturas do município passem para remover os contentores com resíduos sólidos”, explicou.
O esforço, segundo o edil, é fazer com que a cidade de Chimoio volte a ser uma das mais limpas e organizada do país.
A melhor qualidade de vida para os munícipes é um dos principais desafios e, num futuro não muito distante, a cidade poderá reconquistar o seu verdadeiro estatuto de mais limpa do país.
“Para isso, é necessário que todos estejamos unidos e cada munícipe assuma a responsabilidade sobre a sua cidade. Sabemos que cidade limpa não é aquela que sempre é varrida, mas sim a que menos sujamos”, sublinhou João Ferreira.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction