Imprimir
Categoria: Nacional
Visualizações: 1231

Perto de 150 mil viajantes, transportados em pouco mais de 43 mil viaturas, entraram para o país até ao meio dia de ontem através da fronteira de Ressano Garcia, um movimento que as autoridades associam à quadra festiva do Natal/Dia da Família que hoje se celebra.

Os números dizem respeito ao período de 12 a 24 de Dezembro corrente, no âmbito da implementação da “Operação Khomala”, visando flexibilizar o movimento de pessoas e bens ao longo das fronteiras nacionais.

O comandante-geral da Polícia, Bernardino Rafael, que ontem fez uma visita de monitoria para se inteirar do movimento fronteiriço naquele posto, encorajou os quadros da Migração, das Alfândegas e da Polícia de Fronteira a acelerarem ainda mais os procedimentos de travessia de pessoas,para que não haja congestionamento.

Igualmente, segundo Bernardino Rafael, a fluidez na tramitação fronteiriça deve permitir que os viajantes sigam aos seus destinos com prudência e em segurança, evitando o excesso de velocidade e condução irresponsável. 

Ainda ontem, o comandante-geral da PRM inaugurou a Primeira Esquadra do distrito daMoamba, tendo apelado aos residentes locais a fazer o melhor uso da mesma, denunciando os promotores do tráfico de pessoas e órgãos humanos, assim como os  contrabandistas de mercadorias. 

“Todos os casos criminais que acontecem ao longo da fronteira devem ser denunciados e aqueles que,com as suas acções,lesam a nossa economia. Deste modo, estaremos a diminuir os índices de criminalidade que se têm registadosneste ponto”, disse Bernardino Rafael.