Director: Lázaro Manhiça

Cerca de noventa mil pensionistas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) serão submetidos à Prova Anual de Vida (PAV) entre os dias 1 de Abril e 30 de Junho próximos, em todo o país.

Em comunicado de imprensa, o INSS refere que a Prova Anual de Vida dos pensionistas surge em cumprimento do n.º 1 do artigo 83 do Regulamento da Segurança Social Obrigatória, aprovado pelo Decreto n.º 51/2017, de 9 de Outubro.

“Para o efeito, brigadas técnicas do INSS irão atender os pensionistas durante aquele período nos locais a serempreviamente indicados nas cidades e nos distritos”, refere o INSS.

Para a realização da PAV, os titulares das pensões, designadamente de velhice,deinvalidez e de sobrevivência,devem ser portadores do bilhete de identidade e do cartão de pensionista.

A fonte acrescenta que aos que, em razão de seu estado de saúde estiverem incapacitados de se deslocar aos locais indicados, o INSS irá prestar atendimento domiciliário, devendo para o efeito informar os serviços da Segurança Social mais próximos.

“A não realização da PAV implicará a suspensão do pagamento das pensões, pelo que o INSS exorta os pensionistas a aderirem ao processo”, frisa.

De referir que, desde o ano de 2018, a PAV dos pensionistas decorre de forma biométrica, no quadro da modernização e informatização dos serviços do INSS.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction