Imprimir
Categoria: Nacional
Visualizações: 1116

O GOVERNO está a ponderar uma proposta para o banimento do uso de plásticos no território nacional. A proposta já se encontra na fase de auscultação.

A informação foi partilhada, em Maputo, pela Secretária Permanente do Ministério da Terra e Ambiente, Emília Fumo, que falava em conferência de imprensa por ocasião do Dia Internacional Sem Plástico, assinalado semana passada, sob o lema “Preserve o Ambiente, Diga Não a Poluição Plástica”.

“Estamos a preparar uma proposta de banimento do saco plástico, no país. Aliás, a proposta já está feita e estamos em momento de auscultação”, disse a governante

Assegurou que o Governo está a trabalhar com as empresas que são as maiores produtoras de sacos plásticos, importadores e, por último, com a sociedade civil.

Acredita-se que dentro de dois meses a proposta será apresentada ao Conselho de Ministros.

Observou que a utilização irracional dos plásticos tem concorrido para a redução da qualidade dos solos e da paisagem.

Estima-se que 10 por cento da qualidade total de plásticos produzidos a nível mundial tem como destino o oceano e leva cerca de 500 anos para se decompor.

Em Maputo, o Dia Internacional Sem Plástico foi marcado por uma exposição de artigos domésticos, como forma de promover hábitos de consumo amigos de ambiente.