Imprimir
Categoria: Nacional
Visualizações: 898

UM jovem morreu, segunda-feira, no Posto Administrativo de Nhamanhumbir, distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, após ficar soterrado, na sequência do desabamento de uma mina artesanal.

A informação sobre o infortúnio foi partilhada, hoje, através de um comunicado de imprensa enviado à nossa Redacção, pela empresa mineradora Montepuez Ruby Mining Lda (MRM).

A nota dá conta que o finado de, aparentemente, 18 anos de idade, residente em Nhamanhumbir, fazia-se acompanhar por outros três mineiros ilegais e a mina localiza-se na área de exploração da mineradora.

“A MRM foi informada do colapso de uma mina artesanal que estava em processo de escavação por quatro mineiros ilegais. A informação apontava que esta havia desabado em condições climáticas normais e que um dos indivíduos tinha ficado preso debaixo do solo”, refere-se.

O documento da MRM indica que uma esquipa da empresa e da Polícia deslocou-se ao local e ajudou na operação de salvamento e resgate.

Para a “Ruby Mining” a divulgação do incidente visa despertar as autoridades da necessidade de combater a mineração clandestina, bem como, desmantelar as quadrilhas de comércio ilegal de rubis nacionais, pois entende que esta prática priva o Estado de usufruir das receitas fiscais provenientes dos recursos minerais.