Director: Júlio Manjate

A proposta do plano de continência para a época chuvosa e ciclónica 2019-2020, no país, será hoje discutido, em Maputo, na reunião do Conselho Coordenador de Gestão de Calamidades, segundo apurou o Noticias Online.

De acordo com a fonte, o encontro vai servir para o debate de outros assuntos relativos aos eventos extremos previstos para este período e será dirigido pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

Comments

Diversasactividades, que incluem a realização de jornadas científicas, assinalam a Semana da Universidade Joaquim Chissano (UJC), que decorre de 21 a 25 do mês em curso.

Nas jornadas científicas, que se realizam nos dias 23 e 24, serão discutidos os resultados de investigação sobre a diplomacia contemporânea de Moçambique, segurança e defesa em Moçambique, no contexto da reconciliação nacional, descentralização e governação local, tecnologias de informação e comunicação e desenvolvimento.

O ponto mais alto da semana da Universidade Joaquim Chissano será marcado por uma cerimónia de graduação, no campus deste estabelecimento de ensino superior, localizado no bairro do Zimpeto, em Maputo.

A Universidade Joaquim Chissano foi criada pelo Governo, através do Decreto nº 85/2018, de 26 de Dezembro. A nova instituição de ensino superior resultou da fusão do extinto Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e o ex-Instituto Superior de Administração Pública (ISAP).

 

 

 

Comments

O conglomerado estatal chinês China Energy Engineering Corporation vai construir uma barragem no rio Megaruma para reforçar o abastecimento de água à cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado.

Num comunicado enviado na quinta-feira à Bolsa de Valores de Hong Kong, a China Energy revelou que a barragem de argila e cimento, a construir no norte do país, terá uma extensão de 2,7 quilómetros e uma altura de 35 metros.

O contrato, no valor de 423 milhões de dólares norte-americanos, inclui ainda uma central com capacidade para tratar 2 metros quadrados de água por segundo e uma conduta de água com quase 103 quilómetros.

O projecto envolve também uma central hidroeléctrica com capacidade para produzir 8,15 megawatts, um canal de desvio de água, com dois quilómetros de extensão, e a reabilitação de uma estrada de acesso.

O acordo foi assinado entre a China Gezhouba Group International Engineering e a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e a Direcção Nacional do Abastecimento de Água e Saneamento de Moçambique.

Num estudo divulgado em 2016, a Administração Regional de Águas do Norte tinha apontado a construção de uma barragem no rio Megaruma como solução para a falta de água na cidade de Pemba.

O estudo já sugeria, na altura, a utilização da água da barragem para irrigação agrícola e a instalação de uma central hídrica e de uma estação de tratamento de água.

 

 

 

Comments

A startup moçambicana Susamatia ocupou o terceiro lugar, na fase regional do ClimateLaunchpad, a maior competição global de ideias de negócios verdes, para combater os efeitos das mudanças climáticas, que decorreu em Nairobi, Quénia, de 11 a 12 deste mês. Leia mais

Comments

ASSEGURAR que a caça profissional seja feita de forma responsável, ética, humana e sustentável, observando padrões internacionais de condução de safarise conservação da biodiversidade foi o mote da realização, hádias, em Maputo, de uma reunião de auscultação pública sobre a proposta do regulamento sobre a matéria. Leia mais

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction