O Governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, inaugurou, semana passada, a primeira fábrica de produção de ração para peixe e processamento de alevinos, no distrito de Inharrime.
Trata-se de uma fábrica que custou pouco mais de 40 milhões de meticais, um investimento de capital sul-africano pertencente ao empresário Artur Delamar.
Com um total de 13 trabalhadores moçambicanos, a fábrica tem capacidade de produzir 20 toneladas de ração por semana e mil alevinos por mês.
De acordo com o governador, cerca de 50 por cento de peixe produzido em cativeiro no país provém da província de Inhambane e a ideia é produzir mais, com vista a fornecer o produto à África Austral.
“A ideia é reforçar o nosso posicionamento, como província de Inhambane, na produção de peixe em cativeiro, para continuarmos a ser uma referência nacional. Como sabem, até aos últimos anos toda a produção nacional de peixe era feita na província de Inhambane, concretamente no distrito de Vilankulos”, afirmou Chapo, citado pela AIM.
Segundo o governante, o distrito de Inharrime conta com 36 gaiolas pertencentes às comunidades locais para a criação de alevinos.
Com a inauguração da fábrica, as comunidades locais passam a receber alevinos para povoamento e, posteriormente, devolvem à fábrica 60 por cento.
No mesmo dia, o governador da província de Inhambane entregou 12 embarcações com os respectivos motores aos pescadores da praia de Závora, no distrito de Inharrime, num investimento estatal de mais de 3 milhões de meticais.
“Estamos a fazer a entrega destas embarcações para podermos aumentar a produção de peixe na nossa província e, consequentemente, a renda, tanto dos pescadores, assim como das mamãs que compram e vendem o peixe”, sublinhou, apelando aos pescadores para a sua conservação e manutenção para que possam durar mais tempo.
Inhambane conta com fábrica de produção de ração para alevinos
- Categoria: Ciência, Tecnologia e Ambiente
- Visualizações: 883

Facebook Social Comments
Distribuição de assentos na Assembleia da República
Legenda: No mandato de 2014/19
Frelimo obteve 184 assentos Frelimo - 144
Renamo obteve 60 assentos e, Renamo - 89
MDM obteve 06 assentos. MDM - 17
Mesas apuradas: 100 %
Mesas de votação no país: 20.162
Eleitores inscritos em Moçambique: 12.945.921
Actualizado as 10:00Hs 28/10/2019 (Fonte:STAE)