Imprimir
Categoria: Ciência, Tecnologia e Ambiente
Visualizações: 1590

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê, a partir desta tarde, a ocorrência de ventos fortes com rajadas até 60 km/h, acompanhado de aguaceiros ou chuvas moderadas, trovoadas e descida acentuada de temperatura para amanhã, nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

Segundo o comunicado do INAM, o mau tempo poderá afectar, progressivamente, a região centro, nas províncias de Sofala e Manica.

Enquanto isso, no mar, o vento poderá criar agitação marítima e gerar ondas, que podem atingir a altura de cinco metros, a sul do paralelo 22 graus sul.

O INAM indica, que na província de Maputo serão afectados os distritos de Matutuíne, Boane, Namaacha, Moamba, Marracuene, Magude, Manhiça e cidades de Maputo e Matola. Na província de Gaza, o temporal vai atingir os distritos de Massingir, Mabalane, Guijá, Chibuto, Mandlakazi, Chongoene, Chókwe, Bilene, Limpopo e cidade de Xai-Xai, enquanto isso, em Inhambane serão abrangidos os distritos de Zavala, Inharrime, Jangamo, Morrumbene, Homoíne, Massinga, Vilankulo, Inhassoro, Govuro, Maxixe e cidade de Inhambane.

O documento do INAM recomenda a tomada de medidas de precaução face ao movimento de poeiras e areias, possível queda de árvores e postes de energia e telecomunicações. O alerta aponta, que a condução rodoviária poderá ficar condicionada e as coberturas de casas precárias poderão ficar soltas.