Imprimir
Categoria: Ciência, Tecnologia e Ambiente
Visualizações: 931

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de ventos fortes com rajadas até 70 km/h e chuvas moderadas a fortes entre 30 e 50 milímetros em 24 horas, indica um comunicado de imprensa que o Notícias Online teve acesso.

 Os fenómenos descritos serão acompanhados de trovoadas severas a partir do final do dia de hoje, (9) até amanhã, nos distritos das províncias de Maputo e Gaza, aponta o documento.

Segundo o INAM, na província de Maputo serão afectados os distritos de Matutuine, Boane, Namaacha, Moamba, Marracuene, Magude, Manhiça e cidades de Maputo e Matola. Enquanto, em Gaza, o temporal vai atingir, principalmente, os distritos de Massingir, Mabalane, Guijá, Chibuto, Mandlakazi, Chongoene, Chókwe, Bilene, Limpopo e cidade de Xai-Xai.

No mar, o vento poderá criar agitação marítima e gerar ondas, que podem atingir a altura de 5 metros, a sul do paralelo 24 graus sul, o que pode causar o arrastamento de pequenas embarcações no mar, devido ao vento, indica o documento.

Face aos ventos fortes poderá registar-se um movimento de poeiras e areias e as coberturas de casas precárias poderão ficar soltas, propiciando, que objectos sejam arrastados. Existe, igualmente, a possibilidade de queda de árvores e postes de energia eléctrica e de telecomunicações, o que pode causar condicionamento na condução rodoviária e diminuição da visibilidade,

Devido a queda de chuva, há ainda a possibilidade de inundações localizadas, alagamento de vias de escoamento deficiente.