Imprimir
Categoria: Ciência, Tecnologia e Ambiente
Visualizações: 1027

O conglomerado estatal chinês China Energy Engineering Corporation vai construir uma barragem no rio Megaruma para reforçar o abastecimento de água à cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado.

Num comunicado enviado na quinta-feira à Bolsa de Valores de Hong Kong, a China Energy revelou que a barragem de argila e cimento, a construir no norte do país, terá uma extensão de 2,7 quilómetros e uma altura de 35 metros.

O contrato, no valor de 423 milhões de dólares norte-americanos, inclui ainda uma central com capacidade para tratar 2 metros quadrados de água por segundo e uma conduta de água com quase 103 quilómetros.

O projecto envolve também uma central hidroeléctrica com capacidade para produzir 8,15 megawatts, um canal de desvio de água, com dois quilómetros de extensão, e a reabilitação de uma estrada de acesso.

O acordo foi assinado entre a China Gezhouba Group International Engineering e a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e a Direcção Nacional do Abastecimento de Água e Saneamento de Moçambique.

Num estudo divulgado em 2016, a Administração Regional de Águas do Norte tinha apontado a construção de uma barragem no rio Megaruma como solução para a falta de água na cidade de Pemba.

O estudo já sugeria, na altura, a utilização da água da barragem para irrigação agrícola e a instalação de uma central hídrica e de uma estação de tratamento de água.