Director: Júlio Manjate

O director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) disse, ontem, à Lusa que a instituição enfrenta o desafio de capacitar o seu pessoal para as novas tecnologias usadas no sector, visando prestar um serviço com “credibilidade”.

“Apostamos em criar capacidade técnica dos meteorologistas, de maneira a saber interpretar aquilo que os equipamentos mostram”, declarou Adérito Aramuge, falando à margem de um seminário sobre “mudanças climáticas” que decorre desde ontem e termina hoje, sexta-feira, em Maputo.

Adérito Aramuge enfatizou que o INAM pode ter um sistema de previsão meteorológico altamente equipado, mas será inútil se os seus técnicos não forem capazes de o operar, pelo que a melhoria da qualidade dos meteorologistas moçambicanos é fundamental para uma previsão do tempo eficiente e de forma a tornar o INAM credível, acrescentou.

“Temos dois grandes pilares: trazer a visibilidade para a instituição e trazer a credibilidade”, frisou Amaruge.

Para se tornar mais relevante para a sociedade, prosseguiu, a instituição quer direccionar os seus recursos humanos e materiais na pesquisa sobre as mudanças climáticas em Moçambique, tendo iniciado esse trabalho, mas de forma ainda incipiente.

O director-geral do INAM assinalou que a passagem dos ciclones Idai e Kenneth, em Março e Abril deste ano, colocou a urgência de apostar numa previsão meteorológica com maior incidência no mar.

Os dois fenómenos tiveram origem no Oceano Índico e deixaram um rasto de destruição no centro e norte do país.

“A investigação não é fácil, requer investimento e equipamentos, mas já estamos nesse processo, ainda que não tenhamos atingido a maturidade”, referiu Adérito Aramuge.

O “Seminário Técnico-Científico sobre Mudanças Climáticas” junta especialistas em estudos ambientais, académicos e activistas da causa do ambiente.

O encontro é promovido pelas organizações não-governamentais de defesa do ambiente Observa e Livaningo, em parceria com as embaixadas de França, Finlândia e Suécia.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction