Director: Lázaro Manhiça

O Instituto Nacional de Saúde (INS) disponibilizou “kits” de emergência para a colecta de amostras de sangue e secreções orais e nasais nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Tete e Sofala a fim de se realizarem testes do coronavírus em Maputo, local para onde serão enviados os materiais.

A informação foi partilhada ontem, no distrito de Marracuene, província de Maputo, por Sofia Viegas, directora nacional para área de Laboratórios de Saúde Pública no INS, que falava sobre as actividades que têm sido levadas a cabo para criação de capacidade de diagnóstico da doença no país.

Na ocasião, referiu que, para garantir que existe pessoal treinado para a recolha, empacotamento e envio de amostras ao laboratório de referência em Maputo, a instituição vai realizar hoje uma capacitação dirigida a técnicos de saúde e clínicos sobre a matéria.

Viegas afirmou que, para além do envio de “kits” de emergência, foram estabelecidos sistemas de referenciamento que deixam claro qual vai ser a rota a ser usada a partir do local onde o material é colhido até chegar à sede do Instituto Nacional de Saúde, no distrito de Marracuene, onde será testado.

“O INS criou também protocolos internos para garantir que, independentemente de onde a amostra é colhida, chegue ao laboratório de referência com qualidade para ser testada”, afirmou.

Segundo ela, cada “kit” produzido no país tem capacidade de recolher 15 amostras e segue padrões de empacotamento recomendados intencionalmente para garantir que, durante o processo, a amostra não seja derramada e afecte o meio ambiente e quem a transporta.

Avançou que, o tempo de resposta estabelecido é de 24 horas, a partir do momento que a amostra chega ao laboratório, mas este intervalo poderá ser inferior, dependendo  da demanda de testes que existirem no laboratório.  

“O ‘kit’ foi produzido pelo INS, mas respeita todos os requisitos para a colheita e transportes de amostras estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, garantiu a fonte.

Sobre a possibilidade de se detectarem indivíduos com sintomas de infecção viral, a fonte afirmou que cada província, em particular asque possuem aeroportos internacionais, tem unidades de saúde de referência onde estes serão colocados em quarentena.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction